Vox4all para aprendizagem na APPACDM de Viana do castelo

Apresentação da atividade no final do curso Vox4all

Nesta edição da BICA partilhamos uma atividade construída no software Vox4all para um grupo de utentes do Centro Educacional e do CAO da APPACDM de Viana do Castelo que não comunicam de forma verbal. São utentes com mais de 16 anos, muitos dos quais adultos.

A ideia desta atividade partiu dos professores Pedro Fornelos e Ricardo Mesquita que participaram no curso presencial “Criar, comunicar e aprender com tablets” e nela os utentes teriam acesso a duas grelhas em que o que se pretendia era pôr em evidência os gostos e as preferências de cada utente em relação às atividades desenvolvidas no CAO da Areosa.

Assim, surgiria uma grelha com um conjunto de atividades em que se colocaria a pergunta através da síntese de voz “Diz quais as atividades que gostas de realizar no Centro de Areosa?” e ao tocar em cada uma das atividades, abre-se uma ligação para uma grelha já existente que é a grelha do “Sim e Não”.

Pormenor de uma grelha/prancha da atividade desenvolvida pelos professores Pedro e Ricardo

Deste modo o aluno ao tocar,  por exemplo em “música” pode indicar que gosta ou não gosta tocando no sim ou no não.

No entanto, havia um grupo de alunos que, pelas suas limitações cognitivas, que quando surgia a grelha do sim ou não, já não se lembravam a que é que tinham de dizer sim ou não, precisando da ajuda do técnico.

Então surgiu a necessidade de criar uma nova grelha em que o aluno de forma autónoma identificasse apenas as atividades que gosta de realizar no Centro de Areosa. Essa grelha é igual à primeira, mas  neste caso ele ouve um enunciado diferente: “Clica nas atividades que mais gostas de fazer no Centro de Areosa”.

Em cada atividade que o aluno toca já não abre nenhuma grelha existente. Ouve-se o sintetizador de voz a dizer: – “Eu gosto de …(nome da atividade)”. Assim o aluno tem a oportunidade de conseguir dizer por exemplo: – Eu gosto de dança.

Segundo os professores “Desta forma, ao termos duas versões diferentes da mesma grelha de símbolos conseguiremos dar oportunidade a alunos com dificuldades em verbalizar as suas preferências mas com diferentes níveis de compreensão (os que conseguem dizer quais as que gostam e quais as que não gostam, e, os que conseguem dizer quais as que gostam).”

Ícone e ecrã inicial do software Vox4all para tablet

Para estes professores, como eles mesmo referem:

- O Vox4all “é muito intuitivo e de fácil compreensão” e “a formação em si foi muito bem planeada e aplicada, estando bem dividida em parte teórica, parte prática e apresentação dos trabalhos. As formadoras foram muito claras e pragmáticas na formação, sempre com grande simpatia e vontade de ajudar os formandos.” Ricardo Mesquita.

“É importante referir que até à data, a ferramenta mais comum de comunicação alternativa e aumentativa que os nossos alunos com dificuldades de comunicação utilizam de forma móvel, são os cadernos de comunicação. Livros grandes e com muitas folhas e figuras que não são nada práticos de transportar. Com esta nova ferramenta, o aluno pode desenvolver as suas competências na escola com a equipa do CRI, ou num Centro da APPACDM com a equipa técnica, num tablet com a aplicação completa.” Pedro Fornelos

Créditos das atividades: Professores Pedro Fornelos e Ricardo Mesquita da APPACDM de Viana do Castelo, participantes no curso presencial Vox4all: criar, comunicar e aprender com tablets.

 




Colocado no dia: 10 Fevereiro 2017 às 14:12

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Artigo escrito por: Maria Armanda Quintela

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all