Vamos conhecer os animais com o Symbolinc

Logótipo do Sistema de Símbolos Symbolinc

O sistema de símbolos para a inclusão e alfabetização da ImaginaSymbolinc, continua a crescer e pretende ser universal. Uma das nossas maiores preocupações é conseguir ter  em determinada categoria o maior número de símbolos possível.

Nesta notícia, vamos conhecer algumas categorias de animais, através da utilização dos Símbolos Symbolinc.

 

Os animais dividem-se em dois grandes tipos: animais vertebrados e invertebrados:

  • os animais vertebrados subdividem-se em mamíferos, aves, répteis, peixes e anfíbios;
  • os invertebrados subdividem-se em vermes, moluscos e insetos.

ANIMAIS VERTEBRADOS

alguns exemplos de mamíferos

MAMÍFEROS:

Os mamíferos nascem do ventre da mãe alimentando-se do seu leite quando são pequenos. Respiram por pulmões e deslocam-se andando como o cão, o lobo ou o leão, ou nadando, como a baleia, a foca e o golfinho. O morcego é o único mamífero que voa. Outras principais características do grupo são: corpo coberto de pelos, cérebro desenvolvido e a presença de glândulas sudoríferas.

AVES:

alguns exemplos de aves

As aves são animais que apresentam o corpo coberto por penas. Além disso, possuem bico, um par de patas e um de asas.
As aves nascem a partir de ovos com casca e, por isso, são consideradas ovíparas. Os ovos são colocados em ninhos já prontos ou construídos pelas fêmeas ou pelos machos, sendo chocados por certo tempo até ao nascimento das crias. As aves são encontradas nos mais diversos ambientes: florestas, desertos e até mesmo nas regiões mais frias e congeladas do planeta. A maioria delas consegue voar.

RÉPTEIS:

alguns exemplos de répteis

Os répteis têm o corpo coberto de escamas e respiram por pulmões. Nascem de ovos e deslocam-se andando, como o lagarto, rastejando, como as cobras, e nadando, como as tartarugas. Outra característica típica destes seres vivos é o facto de a sua temperatura corporal variar conforme a temperatura do ambiente em que estão. Assim, quando está frio, o corpo apresenta uma temperatura baixa e, quando está calor, o seu corpo também aquece.

alguns exemplos de peixes

PEIXES:

Os peixes são animais vertebrados, ou seja, com crânio presente. Eles vivem em ambientes aquáticos, como lagos, rios, represas ou mares. Estes animais apresentam nadadeiras e caudas, que permitem que eles nadem com muita facilidade. Muitos deles possuem escamas, e também brânquias ou guelras, que são estruturas responsáveis pela respiração do animal, que acontece debaixo de água.

 

ANFÍBIOS:

alguns exemplos de anfíbios

Os anfíbios são animais vertebrados que, ao contrário dos répteis, possuem o corpo sem escamas. Por esse motivo é que a maioria deles apresenta pele lisa, fina e húmida. Outra característica destes animais é que a temperatura do corpo deles varia conforme a temperatura do ambiente em que estão. Os anfíbios vivem geralmente em ambientes húmidos, próximos à água, como lagos ou represas. Alguns podem ser vistos também no interior das matas.

ANIMAIS INVERTEBRADOS

INSETOS:

alguns exemplos de insetos

Os insetos são os únicos animais invertebrados capazes de voar e têm patas articuladas. Atualmente são conhecidas cerca de 900 mil espécies de insetos, sendo que a maioria é encontrada no ambiente terrestre. O corpo dos insetos é revestido por uma armadura muito resistente que chamamos de exoesqueleto.

 

MOLUSCOS:

alguns exemplos de moluscos

O molusco é um animal que se caracteriza por possuir corpo mole, sendo que muitos são protegidos por uma concha. Atualmente são conhecidas mais de 150 mil espécies de moluscos e podemos encontrá-las no mar, na água doce ou em terra firme. Os moluscos apresentam o corpo dividido em cabeça, pé e massa visceral.

 

O projeto Symbolinc é um projeto de todos e para todos! 

Quer contribuir para o desenvolvimento destes símbolos? Tem ideias para símbolos? Envie as suas sugestões para info@imagina.pt.

Textos adaptados de:




Colocado no dia: 27 Setembro 2016 às 10:31

Tags: , , , , , , , , , , ,

Artigo escrito por: Maria Armanda Quintela

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all