Utilizar o Vox4all para aprendizagem do inglês

Ecrãs / telas para escolha da língua inglesa e posterior escolha do tipo de atividade a realizar com o software para tablet Vox4all.

No âmbito dos cursos presenciais e à distância que a Imagina organiza, já temos apresentado diversos trabalhos e atividades feitos por professores, terapeutas e pais utilizando os nossos softwares. Neste artigo, mostramos um exemplo criado no software para tablet Vox4all para a aprendizagem do inglês.

As professoras que desenvolveram esta atividade são de duas áreas distintas, mas que no âmbito do curso de formação presencial Vox4all – Criar, Comunicar e Aprender com Tablets, se complementaram: uma é professora de inglês e outra de tecnologias. O seu objetivo foi motivar os seus alunos nas aulas de apoio individualizado para a comunicação e aprendizagem usando o tablet e também o software Vox4all. Segundo palavras das próprias professoras “Este software permitirá levar o aluno a estabelecer uma relação entre o som (fonética da palavra) e a imagem (conceito), entre o som (fonética da palavra) e a palavra escrita (grafia), e entre a imagem (conceito) e a palavra escrita (grafia) num ambiente lúdico-didático.

Explicação da atividade para aprendizagem do inglês

Este trabalho abordou as seguintes temáticas: cumprimentos (greetings), números (numbers), cores (colours), estações do ano (seasons), alimentação (food) e desporto / esporte (sport).

Ao clicar na célula “English”, é aberta uma nova grelha / prancha “menu” com diversos conteúdos lexicais e gramaticais. Ao clicar em cada umas das células, é aberta uma outra grelha / prancha com conteúdos relacionados, além de se ouvir a palavra inglesa a ser lida.

Apresentamos mais abaixo alguns ecrãs / telas das atividades sobre as cores “Colours”. Pretende-se com esta atividade que aluno treine a identificação e pronúncia das cores em língua inglesa. Para além da audição e leitura da palavra que identifica uma cor, o aluno já será exposto a uma estrutura frásica simples “It is …” (ou seja – “É…”). O aluno deverá repetir a mensagem que ouve e lê, para ir treinando.

“Na atividade apresentada a seguir, o aluno não tem o suporte escrito, pelo que terá de estar atento à pergunta (embora a imagem dê uma valiosa pista para o objetivo pretendido). Procura-se treinar a compreensão da oralidade: o aluno terá que identificar os itens da cor mencionada (“What is red / yellow?) tocando na célula / células certas. Sempre que escolha a opção correta, vai obter uma
resposta: “Yes. The apple is red.” Se selecionar a opção incorreta, obtém “No. The pineapple is not red”.” E assim por diante…

Exemplo de ecrãs / telas para aprendizagem das cores em inglês construído com o software para tablet Vox4all

Utilização de vozes de diferentes idiomas no Vox4all

É possível configurar o Vox4all para estar disponível e ser utilizado em determinado idioma (por exemplo, Português) e ter células em outro dos idiomas disponíveis no software. Para criar os conteúdos para cada célula em inglês, procede-se da seguinte forma:

  • o idioma do texto da interface continua em Português (opção “Idioma”, no separador / aba “Geral” das opções de configuração)
  • alterámos o idioma para Inglês e a voz da síntese de voz para a Lucy (estas opções de configuração estão no separador / aba “Acessibilidade” e na “Síntese de voz”)
  • toca-se na célula para fazer a sua edição
  • faz-se a pesquisa de símbolos procurando as palavras e conceitos em Português
  • altera-se o texto associado à célula para ficar escrito em inglês
  • e coloca-se esse mesmo texto para ser lido com a síntese de voz em inglês

 

As professoras Graça e Susana que criaram esta atividade no Vox4all para aprendizagem do inglês.

Nesta foto, vemos as professoras Graça Silva e Susana Oliveira a apresentarem o trabalho realizado durante a formação. Elas deram a sua opinião sobre o trabalho que desenvolveram e sobre o curso:

  • “Fiquei bastante satisfeita com o trabalho realizado; tenho vontade de dar continuidade ao projeto para poder não só concluir o trabalho iniciado, como também, criar mais categorias / grelhas.”
  • “(…) Considerei o curso muito bem planificado, havendo lugar para exposição teórica, demonstração pela prática, aplicação dos conhecimentos, diálogo e partilha de ideias, experiências e opiniões.”

A fotografia das professoras foi tirada durante a realização do curso presencial no Agrupamento de Escolas dos Carvalhos realizado em outubro de 2015.

 

Gostava de aprender mais sobre o software Vox4all? Veja mais informações nesta página: formacao.imagina.pt/vox4all-fad.




Colocado no dia: 9 Junho 2016 às 10:00

Tags: , , , , , ,

Artigo escrito por: Patrícia Correia

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all