Utilizar o Aventuras 2 para aprendizagem da matemática

Criança utilizando o software Aventuras 2 para computador

O software Aventuras 2 foi desenvolvido para desenvolver a leitura e a escrita da língua portuguesa, através da utilização de um caderno digital. No entanto, já temos diversos professores que o têm utilizado para a aprendizagem da matemática. Veja como…

O exemplo foi construído para alunos do ensino fundamental pela professora Renata de educação especial que trabalha no Município de Nova Lima, no Estado de Minas Gerais no Brasil. Neste caso, ela preparou um caderno no Aventuras 2 em que cada página corresponde a um número (foram criadas páginas para os números de 1 a 9). Em cada página, podemos ver:

  • o número escrito em algarismo
  • bolas vermelhas que representam a quantidade desse número
  • figuras que também representam essa mesma quantidade

Ao clicar no número com a ferramenta para ler, ouve-se esse número. Ao clicar em cada uma das figuras também com a ferramenta para ler, ouve-se a contagem de cada uma das figuras – por exemplo, se estiverem 3 figuras (podemos ver na imagem mais abaixo 3 borboletas), ao clicar na primeira ouve-se “um”, na segunda “dois” e na terceira “três”.

Ou seja, pretende-se que o aluno explore cada um dos números de 1 a 9, fazendo a contagem das figuras, das bolas e consiga também fazer a correspondência ao número escrito.

Algumas páginas do caderno construído no software Aventuras 2 para a aprendizagem da matemática

Neste caderno do Aventuras e ao contrário de outros exemplos que já mostrámos, os jogos não estão disponíveis, pois não há palavras, nem imagens associadas a palavras, nem palavras divididas em sílabas. Aqui a ideia, é trabalhar em cada uma das páginas até que o aluno consiga fazer a correspondência correta número – quantidade.

 

Este trabalho foi desenvolvido pela professora Renata Carvalho no âmbito da sua participação no curso “Exploração de Software Educativo” que decorreu no Município de Nova Lima, em Minas Gerais no Brasil, no início de abril de 2015.

Veja mais informações sobre este curso nas notícias:

Para mais informações sobre este software, consulte:




Colocado no dia: 9 Junho 2016 às 17:00

Tags: , , , , , ,

Artigo escrito por: Patrícia Correia

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all