Utilização do Symbol LAB num caso de criança com deficit de atenção

O software Symbol LAB é o mais recente software inclusivo da Imagina.

Já foram realizados cursos presenciais em algumas instituições que adquiriram o Symbol LAB com o objetivo de os professores, terapeutas e outros profissionais aprenderem a utilizar esse software de uma forma mais produtiva. Os participantes têm a oportunidade de:

  • Adequar e personalizar os ambientes que fazem parte do próprio software;
  • Planear e desenvolver ambientes de comunicação e aprendizagem para computador utilizando símbolos, fotos, sons e voz adequados a determinado utilizador/usuário.
Ecrã / Tela inicial do ambiente "Refeições"

Ecrã / Tela inicial do ambiente "Refeições"

Nesta notícia apresentamos um dos trabalhos que foi desenvolvido por duas formandas:

  • Ambiente: “As refeições”
  • Destinatário: criança com deficit de atenção, comportamento instável, sendo necessário incentivá-la a aumentar o tempo de permanência numa atividade
  • Autoras: Maria Amélia Azevedo e Rosa Maria Costa
  • Ação de formação: Comunicação e Aprendizagem com Símbolos: Criação de  atividades Interativas
  • Modalidade: Oficina de formação

 

Explicação do trabalho

Foi criado um ambiente bastante simples em que o utilizador/usuário seleciona uma das refeições apresentadas no menu lateral esquerdo: pequeno-almoço, almoço, lanche ou jantar.

Depois de selecionar a refeição, surge na parte inferior do Editor de texto a grelha/prancha correspondente.

Ecrã / tela para o almoço ou jantar

Ecrã / tela para o almoço ou jantar

Nessa grelha/prancha o utilizador/usuário escolhe as comidas e as bebidas que toma em cada uma das refeições. Ao selecionar a célula OUVIR, ouve a expressão que entretanto ficou escrita no Editor de texto.

O ambiente, depois de pronto foi testado com a criança e as professoras constataram que a mesma ficou muito entusiasmada e revelou muito interesse pela atividade: à pergunta colocada, facilmente encontrava a resposta e repetia, a pedido, o nome dos alimentos de cada refeição, aperfeiçoando a articulação dos vocábulos e associando a imagem ao nome do alimento.

A experimentação com a criança

Ela foi capaz de permanecer na tarefa de forma motivada. Não evidenciou comportamentos frequentes como dispersar-se com facilidade ou desligar-se da atividade que se encontra a realizar.

Aumentou o tempo de atenção/concentração na tarefa. Esteve motivada e experimentou várias vezes, mesmo quando a tarefa foi repetida, mostrando um grande interesse pelo computador, pelas imagens, e pelo facto de poder ouvir o que estava representado em cada uma das imagens sempre que clicava na mesma.

A utilização do rato/mouse permitiu também treinar competências no âmbito da motricidade, o que se revelou igualmente muito positivo. Os objetivos propostos foram assim cumpridos.

A opinião sobre o curso

Esta ação de formação foi uma experiência muito enriquecedora. Os profissionais mostraram-se interessados e participativos e provinham das áreas de educação especial, de todos os ciclos de ensino e educação para a infância.

Através dos diversos trabalhos realizados, os formandos puderam perceber diferentes tipos de atividades que se podem construir com o software Symbol LAB.

 

Este mesmo curso encontra-se disponível à distância, permitindo que qualquer pessoa possa conhecer e trabalhar melhor com o Symbol LAB. Veja toda a informação sobre esse curso neste link: formacao.imagina.pt/symbol-lab-fad.




Colocado no dia: 6 Abril 2016 às 12:42

Tags: , , , , , , , , ,

Artigo escrito por: Manuela Andrade

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all