Trabalhar as emoções com o Vox4all

No âmbito do curso Criar, Comunicar e Aprender com tablets sobre o software Vox4all dinamizado na APPACDM de Viana do Castelo, nesta edição da BICA apresentamos a primeira de entre muitas atividades desenvolvidas pelos formandos.

Este projeto foi desenvolvido por uma psicóloga para um conjunto de crianças e jovens com perturbações do espectro do autismo e/ou com deficiências gerais. nomeadamente com défices na comunicação e interação social, sobretudo limitações na reciprocidade sócio emocional, limitações na comunicação não verbal usada na interação social, limitações no desenvolvimento, manutenção e compreensão de relacionamentos apropriados à idade com padrões de comportamento, interesses e atividades restritos e repetitivos.

Segundo palavras da própria formanda “foi proposta uma atividade para estimular a expressão e partilha de afetos, (…) e recaiu na temática das emoções“, mais especificamente as 4 emoções básicas:  alegria, tristeza, raiva e medo, em que se pretende trabalhar cada uma delas seguindo um plano de atividades estruturado. No entanto, na notícia abordamos a emoção alegria, a título de exemplo.

A partir do ecrã/tela inicial inicia-se a atividade com a apresentação da grelha/prancha “As Emoções” que espelha as 4 emoções descritas anteriormente com cores diferenciadas, texto escrito e símbolo associado a cada uma das emoções.

Tocando na célula “Alegria” abre-se uma nova grelha com cinco (5) atividades. Em cada atividade vai trabalhar-se com o utilizador/usuário um determinado aspeto do plano emocional.

Relativamente à atividade 1, irá trabalhar-se a expressão emocional da alegria através do recurso a imagens, símbolos e fotos em que, tocando em cada uma destas imagens vamos ouvir o som  do riso ou gargalhada. Em alguns casos pode pedir-se aos utilizadores para imitar a face ou expressão facial que está a visualizar, promovendo assim a compreensão da emoção “Alegria”.

Estes são os 4 ecrãs / telas que fazem parte da atividade 1

Na atividade 2, acede-se a uma grelha com quatro imagens já trabalhadas individualmente na atividade 1. Estas quatro imagens são expressões faciais de alegria. A cada uma destas células, associou-se a síntese de voz disponível no Vox4all (voz da Célia) e pode ouvir-se a palavra “alegria” a ser lida ao tocar em cada uma dessas quatro células.  Nesta atividade procura promover-se a expressão verbal, podendo pedir-se à criança ou jovem para repetir a palavra ao ver a imagem, começando a trabalhar o vocabulário relacionado com a aprendizagem desta emoção.

Ecrã / tela da atividade 2 com as quatro imagens relativas à alegria

Na atividade seguinte – atividade 3 – acede-se a uma nova grelha com seis células: uma célula com síntese de voz e o texto: “Quem está feliz?” e cinco células com imagens diferentes sobre emoções diferentes. Estas imagens diferentes sobre emoções surgem aqui pela primeira vez.

Quando se tocar na face que demonstra tristeza (chorar), pode visualizar-se esta imagem e ouvir com a síntese de voz: “Errado, o menino está triste. Tenta outra vez!”. Nas faces que demonstram raiva, pode ouvir-se com a síntese de voz: “Errado, o menino está zangado. Tenta outra vez!” Na face que demonstra medo, pode ouvir -se: “Errado, o menino está assustado. Tenta outra vez”.

Na face que demonstra alegria (uma das imagens já trabalhadas anteriormente), ouvimos com a síntese de voz: “Certo, o menino está feliz”. Ao tocar nesta célula abre-se uma grelha/prancha já existente onde está o mesmo menino a sorrir e ouve-se o som riso para consolidar novamente a emoção.

Esta atividade permitirá identificar a emoção da alegria e reconhecer como os outros se sentem, tal como a introdução de vocabulário emocional.

Ecrã / tela da atividade 3 com imagens sobre diferentes emoções

Seguidamente pode ir-se para a atividade 4 “Quando me sinto feliz?” em que surgem quatro células a mostrar quatro situações diferentes em que se sentem emoções diferentes. Caso o utilizador / usuário escolha situações infelizes, essa célula dará um feedback negativo. Caso contrário, dará um reforço positivo. Esta atividade possibilitará a identificação da emoção (alegria) e a sua compreensão face à situação apresentada, com reconhecimento do  sentimento face à situação experienciada.

Ecrã / tela da atividade 4 com imagens relativas a situações que representam emoções diferentes.

Finalmente, a atividade 5 “Quando é que estás feliz?” tem como objetivo ser respondida de forma livre pela criança ou jovem caso tenha competências verbais orais como forma a incrementar a participação e interatividade com o interlocutor.

No final da experimentação com os seus utentes, a formanda concluiu que “Esta atividade prática, numa primeira abordagem, serviu para analisar a interação aluno-tablet e a interação aluno-tablet-Vox4all, revelando-se uma interação positiva e produtiva”.

Esta atividade sobre “As Emoções” foi desenvolvida pela psicóloga Marisa Souto da APPACDM de Viana do Castelo no âmbito do curso Criar, Comunicar e Aprender com tablets que decorreu de maio a junho de 2016 e foi dinamizado pelo Centro de Formação Imagina.

Muito obrigada Marisa pelo seu testemunho, dedicação e empenho neste curso e especificamente por este contributo tão importante com a atividade que realizou!




Colocado no dia: 15 Julho 2016 às 10:37

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Artigo escrito por: Maria Armanda Quintela

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