Projeto Symbolinc: símbolos para a aprendizagem da língua portuguesa

Como temos vindo a referir, o sistema de símbolos para a inclusão e alfabetização da ImaginaSymbolinc, está em desenvolvimento contínuo. Nesta notícia, partilhamos alguns dos símbolos para a aprendizagem da língua portuguesa.

Logótipo do Sistema de Símbolos Symbolinc

O projeto Symbolinc tem alguns desafios que o tornam aliciante e ao mesmo tempo complexo, mas toda a equipa da Imagina continua empenhada no seu desenvolvimento.

As suas principais características são as seguintes:

  • é um sistema vivo e em constante desenvolvimento e evolução;
  • queremos que seja um sistema universal e capaz de ser utilizado por todos, sem  exceção;
  • é necessário criar, desenvolver e estruturar esquemas, regras e convenções.

Muitos utilizadores / usuários do software Imagina que inclui este sistema de símbolos – como são o caso do Vox4all e Symbol LAB – têm dificuldades na língua portuguesa, por isso partilhamos nesta notícia alguns exemplos desta área disciplinar, nomeadamente: pronomes (pessoais e possessivos) e advérbios (de intensidade, modo, afirmação, negação, tempo e lugar).

 

Exemplos de símbolos Symbolinc para pronomes pessoais

Pronomes Pessoais:

Os pronomes pessoais possuem as funções de substituir o nome de um ser e, ao mesmo tempo, situá-lo em relação à pessoa gramatical do discurso; ou seja, indicar quem fala (1.ª pessoa), com quem se fala (2.ª pessoa) ou de quem se fala (3.ª pessoa), tanto no singular quanto no plural. Alguns exemplos de pronomes pessoais são: eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas.

 

Exemplos de símbolos Symbolinc para pronomes possessivos

Pronomes Possessivos:

Os pronomes possessivos são os pronomes que se referem às três pessoas do discurso, atribuindo-lhes a posse de alguma coisa.

Flexionam-se em género e número, concordando com a coisa possuída, e em pessoa, concordando com o possuidor. Alguns exemplos de pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu, sua, dele, dela, nosso, nossa, vosso, vossa, deles, delas, seus, suas.

 

Advérbios:

O advérbio é a classe gramatical das palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou um outro advérbio. Raramente modifica um substantivo. É a palavra invariável que indica as circunstâncias em que ocorre a ação verbal.

Na imagem seguinte, podemos ver alguns exemplos de símbolos para advérbios de intensidade, modo, afirmação, negação, tempo e lugar:

Exemplos de advérbios de intensidade, modo, afirmação, negação, tempo e lugar

Este é um projeto de todos e para todos! 

Quer contribuir para o desenvolvimento destes símbolos? Tem ideias para símbolos? Envie as suas sugestões para info@imagina.pt.




Colocado no dia: 11 Agosto 2016 às 12:54

Artigo escrito por: Maria Armanda Quintela

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all