Participação no IV Congresso Internacional Fenda Digital em Espanha

Da esquerda para a direita: Jenifer Rodrigues, Secundino Correia, Arno Formella, Fátima Doval

No passado dia 7 abril 2016, tivemos a oportunidade de participar no IV Congreso Internacional, a Fenda Dixital: TIC, NEAE, Incluisión e Equidade, que decorreu na Facultade de Ciencias da Educación, em Santiago de Compostela, Espanha, conforme tivemos oportunidade de noticiar anteriormente neste blog (Imagina apresenta símbolos Symbolinc em Espanha).

O diretor de inovação da Imagina, Secundino Correia, participou na mesa redonda sobre o tema “Contribución das TIC en iniciativas de atención á diversidade” com a comunicação Symbolinc – un nuevo sistema de símbolos para la comunicación y la inclusión.

Tivemos a oportunidade de apresentar o desafio que a Imagina abraçou, há cerca de dois anos, ao criar de raiz um novo Sistema de Símbolos específico para a Comunidade Lusófona e América Latina: Symbolinc. Pretendemos que este sistema seja simples, conciso, coerente e visualmente agradável. O projeto envolve parcerias de pesquisa e desenvolvimento com instituições e universidades de Portugal e do Brasil, estando a ser estudados e testadoss os esquemas, regras e convenções do sistema que constituem a sua base “gramatical”.

O que está envolvido no Projeto de Desenvolvimento do Sistema de Símbolos Symbolinc

O Sistema de Símbolos da Imagina para a Alfabetização e Inclusão Symbolinc é um sistema vivo e em constante desenvolvimento. Queremos que seja um sistema universal e para todos! Tivemos oportunidade de partilhar e discutir estas ideias com a organização do evento, os outros palestrantes e os participantes!

Se desejar, pode consultar a apresentação utilizada neste link.

 

Apresentação do projeto "Vida e Máis Ca Vida"

Um outro projeto que foi apresentado e que teve um impacto muito grande em toda a audiência foi o filme “Vida e Máis Ca Vida” de Rubén Riós, diretor de cinema. Este projeto contou com a participação ativa de jovens e adultos com diferentes capacidades que nunca tinham estado perante uma câmara. O seu principal objetivo, que foi amplamente conseguido, prendeu-se com a abordagem e testemunhos relacionados com a vivência e partilha de emoções entre todos eles, como participantes de pleno direito na equipa de rodagem e produção do filme. Eles cresceram e aprenderam ao longo deste projeto que durou vários anos e conheceu nova fase após a estreia do filme.

Veja o trailer do filme no youtube.




Colocado no dia: 3 Maio 2016 às 18:18

Tags: , , , , , , , , ,

Artigo escrito por: Manuela Andrade

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all