O Soundbeam é uma aposta como instrumento de reabilitação cada vez em mais instituições

Cada vez mais o equipamento de musicoterapia Soundbeam tem sido incluído em projetos inclusivos e são cada vez mais as instituições, clínicas e escolas que optam por disponibilizar este equipamento aos seus utentes, clientes e/ou alunos.

Experimentações com o equipamento de musicoterapia Soundbeam

Isto está relacionado com o facto de, com este equipamento, se obterem excelentes resultados a nível terapêutico, educativo, emocional, além da sua elevada versatilidade. Ele pode ser utilizado  por pessoas com necessidades especiais, idosos, crianças, artistas, etc.

Em Portugal, nestes últimos meses de 2016, foram várias as organizações que adquiriram o equipamento. Com essa aquisição, a Imagina ofereceu workshops de formação para explicar o seu funcionamento e para que os profissionais pudessem experimentar e tirar o melhor partido deste equipamento de musicoterapia.

Destacamos algumas dessas instituições: APPDA* do Algarve, a APPDA* de S. Miguel e Santa Maria dos Açores, a Cercipóvoa**, a APPDA* de Viseu, a Benéfica e Previdente,  a Cercioeiras e a APPACDM*** de Matosinhos.

Estas aquisições foram o resultado quer de projetos financiados, quer do próprio esforço financeiro, o que denota a importância que o equipamento tem vindo a assumir pelos profissionais que trabalham todos os dias com as populações. Ele pode ser utilizado em múltiplos cenários:

  • terapia ocupacional de idosos;
  • ensino especial de crianças e adultos;
  • tratamentos de fisioterapia;
  • performances artísticas;
  • correção da postura;
  • prazer de tocar um instrumento musical.

 

Ainda não conhece o SoundBeam? Veja o vídeo seguinte:


O Soundbeam é um sistema com sensores de movimento que possibilita a tradução de gestos e movimentos em música, permitindo que mesmo as pessoas com dificuldades motoras profundas possam tornar-se expressivas, criativas e comunicar as próprias emoções, através da música. Este sistema, com mais de 25 anos, tem evoluído para se tornar um recurso ao mesmo tempo simples e altamente sofisticado. É utilizado por terapeutas e professores em mais de 5.000 escolas, hospitais e outras instituições em todo o mundo.

 

Quer saber mais informações sobre o equipamento e/ou como organizar um projeto de musicoterapia?

Contacte-nos por email para  info@imagina.pt  ou através do telefone 239 499 230 e teremos todo o gosto em ajudar.

 

APPDA é a sigla para Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo.

** CERCI é a sigla para Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados.

*** APPACDM é a sigla para Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.




Colocado no dia: 12 Setembro 2016 às 10:30

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Artigo escrito por: Maria Armanda Quintela

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all