O que pensam os professores sobre o Vox4all

Como noticiámos nas duas últimas edições da BICA, o Centro de formação Imagina esteve a dinamizar o Curso “Vox4all – Criar, Comunicar e Aprender com tablets“ no Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira para os professores da área de abrangência do CRTIC da Feira.

Este curso além de ser bastante importante para os próprios formandos, uma vez que obtêm novos conhecimentos, para nós – equipa de formação da Imagina – é super importante, pois é no terreno que temos a perceção do que os utilizadores pensam sobre o software e sobre a formação.

Vemos as professoras Eliana e Isabel a trabalharem com o software Vox4all durante o curso de formação

Nesta notícia, queremos partilhar com vocês alguns excertos das reflexões finais que as professoras realizaram e qual a sua opinião em relação ao software Vox4all: as experiências que fizeram, a usabilidade e o acolhimento do software pelo utilizador final.

“O utilizador para quem o projeto foi pensado aderiu muito bem à atividade proposta pois para além de revelar grande apetência pela utilização das novas tecnologias (nomeadamente o uso do ecrã tátil, da câmara e da saída de voz), o facto destas se realizarem através de símbolos, imagens e sons representativos, resultou como fator motivacional não só para o aluno, como para toda a turma a quem a atividade também foi apresentada.” – professora Eliana Nunes

As professoras Isabel e Cecília a criarem a atividade no Vox4all para comunicação funcional de uma aluna

“Com esta formação podemos constatar que o Vox4all é um sistema de comunicação aumentativa e alternativa, que permite que as pessoas com problemas na fala e linguagem possam comunicar de forma acessível e independente. É também um recurso para a aprendizagem e um facilitador para autonomia na realização de determinadas tarefas” (…) “A multifacetada oferta de estimulação proporcionada pelo software, não só em termos visuais, como auditivo, desencadeou diversificadas condutas contínuas e sucessivas de aprendizagens, após o manuseamento das funções oferecidas. Face aos reforços positivos apresentados ao longo do experimento, e após o êxito das várias tarefas, houve a registar uma maior autonomia na realização de posteriores atividades. Com a construção de conteúdos personalizados e adaptados, a J (aluna) demonstrou uma maior disponibilidade, entusiasmo e adesão na execução das atividades através de uma participação ativa, quer na construção dos conteúdos das grelhas, (o que gosta, o que pode comprar, quer na padaria, talho, café, bufete….), como na procura e escolha de símbolos, e/ou fotos com os quais mais se identifica. Neste sentido, podemos confirmar não só os benefícios proporcionados pelo software como, também, o testemunhado sucesso no desempenho da aluna, verificando-se uma comunicação mais compreensiva e rápida no seu dia a dia.” – professora Isabel Costa

As professoras Isabel e Maria José bastante entusiasmadas com o potencial do software para tablet Vox4all

“Este curso permitiu-me tomar contacto com esta aplicação, que desconhecia, aprendendo a construir grelhas de comunicação que pretendo utilizar com uma criança do meu grupo, no sentido de favorecer e ampliar o seu processo comunicativo. (…) Termino este relatório com a sensação de que valeu a pena o esforço, em favor da possibilidade de melhorar a interação comunicativa com o R (aluno) e com todos os “R´s” que venham a utilizar esta ferramenta.” – professora Maria José Silva

 

Claro que a nossa equipa fica muito orgulhosa com todos estes testemunhos e é por causa dos professores, terapeutas, pais, jovens, crianças que continuamos a desenvolver o nosso trabalho na área da inclusão.

Para mais informações, consulte:




Colocado no dia: 14 Junho 2016 às 12:00

Tags: , , , , , , , , , ,

Artigo escrito por: Maria Armanda Quintela

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all