Letras e construção de palavras no Vox4all

A terapeuta ocupacional Sofia Vítor e o professor Pedro Fornelos a trabalhar na atividade do Vox4all que apresentamos nesta notícia.

Apresentamos duas atividades de leitura e escrita que foram construídas com o software Vox4all e que ajudam a trabalhar a construção dos nomes de usuários, a partir das letras de cada palavra, neste caso, o Pedro e o Ricardo. A ideia destas atividades veio de uma terapeuta ocupacional, a Sofia Vitor, da APPACDM de Viana do Castelo que participou no curso presencial “Criar, comunicar e aprender com tablets”.

Como foram construídas estas atividades?

Para cada palavra, foram construídas grelhas / pranchas que possuem um conjunto de letras, em que algumas dessas letras são as que compõem cada uma das palavras que correspondem ao nome do aluno (Pedro e Ricardo).

O aluno deverá tocar na célula correspondente à 1.ª letra (ou seja, P no caso do Pedro e R no caso do Ricardo). Apenas esta célula está correta. Ao tocar em qualquer uma das restantes, ouve-se o som “Está errado!” e nada acontece. Ao tocar na célula certa, ouve-se a letra a ser lida (P ou R) seguida de “Muito bem”. Em seguida, surge uma outra grelha / prancha que visualmente é praticamente igual a esta inicial, mas a célula da letra selecionada surge com uma cor de fundo diferente. Ao tocar nessa célula, ouve-se apenas a letra a ser lida.

Grelhas / pranchas correspondentes ao início da atividade para escrever o nome de cada aluno. Foram construídas no software Vox4all.

Em seguida, o aluno deverá tocar na 2.ª letra correspondente ao seu nome (ou seja, E no caso do Pedro e I no caso do Ricardo). O que acontece em seguida é exatamente ao que acabou de ser descrito. Basicamente, para cada letra do nome do aluno, é necessário existir uma grelha / prancha em que essa é a letra que está correta, nas que já foram selecionadas ouve-se a leitura dessa letra e o fundo tem uma cor diferente e todas as restantes células que não têm a letra correta têm o som de “Está errado!”.

E assim sucessivamente até à ultima letra do nome.

À esquerda, grelha / prancha com 3 letras já selecionadas para o nome do Pedro (P E D) e, à direita, grelha / prancha com 4 letras já selecionadas relativas ao nome do Ricardo (R I C A).

Resultado final

Apresentamos agora o ecrã / tela final depois de selecionadas todas as letras de cada nome.

No caso do nome do Pedro, todas as letras corretas possuem a cor de fundo branca. No caso da palavra Ricardo, optou-se por colorir da mesma cor o fundo das células para cada uma das sílabas (a 1.ª sílaba com fundo amarelo claro, a 2.ª verde e a 3.ª cor-de-laranja).

Grelhas / pranchas finais para cada uma das atividades, construídas no software Vox4all.

Ao tocar em cada uma das células com cada letra, é ouvida essa mesma letra. Ao tocar na célula com o símbolo do menino (no exemplo original, em vez do símbolo, foi colocada a fotografia de cada um dos alunos), ouve-se “Muito bem, Pedro (ou Ricardo)! Conseguiste!”

Ambas as atividades ficaram super interessantes e foram um verdadeiro desafio para a terapeuta, como ela teve oportunidade de referir: “Em conclusão, foi uma formação enriquecedora sobretudo porque obriga-nos a sair da nossa intervenção diária e desenvolver competências de programação de atividades e tarefas para um determinado indivíduo. Como terapeuta ocupacional, foi desafiante encontrar vantagens e benefícios do vox4all e pensar como aplicá-lo na minha intervenção diária.”

 

Créditos das atividades: terapeuta ocupacional Sofia Vítor da APPACDM de Viana do Castelo, participante no curso presencial Vox4all: criar, comunicar e aprender com tablets. Leia esta notícia para saber como foi este curso.

 

Campanha de Natal 2016: Tem o software Vox4all 2.0 instalado no seu tablet, mas gostaria de aprender a utilizá-lo melhor? Aproveite a nossa campanha de Natal até ao final de 2016: na compra de 2 licenças do software Vox4all, oferecemos 1 inscrição gratuita no curso totalmente à distância. Saiba mais sobre esta campanha.




Colocado no dia: 23 Novembro 2016 às 10:00

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Artigo escrito por: Patrícia Correia

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all