Desenvolvimento da linguagem oral com o Aventuras 2

Nada melhor que ter atividades construídas pelos professores para os seus alunos para entendermos o potencial da utilização das tecnologias em contexto educacional. Partilhamos uma atividade para desenvolvimento da linguagem oral com o software Aventuras 2.

Páginas do caderno construído no Aventuras 2 para exploração da linguagem oral com diversas palavras organizadas por temáticas

Páginas do caderno construído no Aventuras 2 para exploração da linguagem oral com diversas palavras organizadas por temáticas

A professora Renata que trabalha no Município de Nova Lima bem pertinho de Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais no Brasil, construiu o caderno Linguagem Oral com o software da Imagina Aventuras 2. Vamos explicar um pouco o que ela construiu e de que forma pode ser utilizado…

Nas diversas páginas do caderno foram colocadas palavras sempre ilustradas por uma foto ou imagem representativa. As palavras estão organizadas em temáticas, como por exemplo: brinquedos, animais, alimentos, peças de vestuário, objetos de higiene pessoal, produtos de limpeza, entre outras.

Todas as palavras foram escritas em letra maiúscula. Esta é uma opção que pode ser definida nas configurações de cada utilizador / usuário, sendo possível utilizar sempre letras maiúsculas, quer no caderno quer nos jogos disponibilizados com base nos conteúdos do caderno.

Jogos construídos a partir do caderno do Aventuras 2 para exploração das palavras e fotos disponíveis

Jogos construídos a partir do caderno do Aventuras 2 para exploração das palavras e fotos disponíveis

Ainda nas configurações, foram selecionadas apenas as imagens e fotos do caderno para serem utilizadas nos jogos, para que o aluno consiga de uma forma mais fácil trabalhar e brincar com os conteúdos inseridos.

Disponibilizámos este caderno com mais alguns conteúdos, nomeadamente a divisão silábica das palavras e também frases com as palavras. Assim, além dos jogo da aranha e do jogo do macaco, também é possível jogar os restantes jogos (para construção de palavras a partir das sílabas e reordenação de palavras para formar frases e expressões). Consulte o nosso portal de atividades.

 

A professora Renata Carvalho bastante empenhada no desenvolvimento de atividades com o software Aventuras 2 para os seus alunos.

Este trabalho foi desenvolvido pela professora Renata Carvalho no âmbito da sua participação no curso “Exploração de Software Educativo” que decorreu no Município de Nova Lima, em Minas Gerais no Brasil, no início de abril de 2015.

Veja mais informações sobre este curso na notícia: Experiências com software Aventuras em Nova Lima.




Colocado no dia: 24 Maio 2016 às 10:30

Tags: , , , , , , ,

Artigo escrito por: Patrícia Correia

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all