Como surgiu o computador na escola?

Alguns materiais disponibilizados para a exposição na Escola nº 10 de Coimbra

No âmbito do projeto de investigação de uma aluna de mestrado em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, realizou-se no passado dia 3 de junho de 2016, na Escola n.º 10 de Coimbra (antigas Escolas Anexas ao Magistério Primário) uma exposição “História da nossa escola” integrada na festa de final de ano.

Secundino Correia, atual diretor de inovação da Imagina, foi professor nessa escola de 1980 a 1997. Ele foi entrevistado e disponibilizou vários materiais realizados pelos alunos e professores da “Área Aberta – sala n.º 1“: jornais escolares, livros de leitura, livros de visitas de estudo, algumas fotografias…

Alunos a utilizar o computador na sala de aula nos anos 80

Além dos trabalhos apresentados, foram também disponibilizados os primeiros computadores (ZX Spectrum) utilizados na turma. Este computador foi adquirido pelo próprio professor em 1985 com o objetivo de os alunos terem oportunidade de o utilizar.

Essa primeira experiência com computadores na Escola n.º 10 foi o início da integração das TIC* na Educação no espaço “Área Aberta em Espaço Tradicional”. Assim surgiu um novo projeto “Experiência com micro-computadores na escola” no ano de 1985.

Secundino Correia, diretor de inovação da Imagina, em 1988

A primeira experiência que os alunos do 4.º ano tiveram com o computador foi com base num jogo sobre História de Portugal construído pelo próprio professor Secundino Correia. Nesse jogo os alunos tinham de responder corretamente às perguntas apresentadas. À medida que iam acertando, ia sendo construído um castelo.

Como só havia um computador para toda a turma de 38 alunos, foi necessário formar vários grupos que iam rodando pelo computador para fazer o jogo.

A experiência foi incrível e todos os alunos têm memória desta primeira interação com os computadores! E não se esqueçam que estávamos no ano de 1985!

 

* TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação




Colocado no dia: 5 Julho 2016 às 18:00

Tags: , , , , ,

Artigo escrito por: Manuela Andrade

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all