Aprender português de uma forma divertida com o Aventuras

Utilizar o software Aventuras 2 para brincar com a língua portuguesa

Utilizar o software Aventuras 2 para brincar com a língua portuguesa

Aprender português pode ser bem divertido se para isso utilizarmos as ferramentas e estratégias adequadas!

Com o software Aventuras 2, cada aluno ou usuário pode ter o seu próprio caderno digital que vai evoluindo à medida das suas necessidades e aprendizagens. Este caderno possui várias páginas e é construído por cada um e pode incluir palavras soltas, pequenas frases ou expressões, mas também as sílabas de palavras e mesmo imagens, símbolos ou fotos para ilustrar as palavras.

Depois a magia acontece! Com base nos conteúdos do caderno de cada um, o software Aventuras 2 cria automaticamente vários jogos para trabalhar e brincar com esses conteúdos!

Exemplos e conteúdos já incluídos

Exemplos / temas disponíveis no software Aventuras 2 para computador

Além de tudo o que se pode criar e construir, o software para computador Aventuras 2 inclui diversos exemplos que incluem desde casos especiais de leitura a provérbios da língua portuguesa. Vamos apresentar alguns exemplos e de que forma podem ser explorados e utilizados pelos professores e alunos!

Depois de escolher um usuário, deverá escolher a opção “Temas” para poder ver os exemplos disponíveis. Criámos cadernos digitais para alguns casos especiais de leitura e outros relacionados com provérbios. Quando escolhe qualquer um destes temas / cadernos, ele é aberto e pode ser modificado completamente. Quando isso acontece, essas alterações apenas ficam disponíveis para o usuário que o abriu e fez essas alterações. Para todos os outros, o tema original continua disponível e pode ser alterado por cada um individualmente.

Caderno do Aventuras 2 com conteúdos do exemplo / tema sobre os casos de leitura nh lh

Estando com o tema ou exemplo aberto, ao clicar no botão dos jogos, são criados automaticamente diversos jogos pelo Aventuras 2 com base nos conteúdos do tema. Ou seja, neste caso, o software não vai criar jogos baseados nos conteúdos do caderno do aluno ou usuário, mas sim com base no tema.

Os exemplos / temas incluídos são os seguintes:

  • casos de leitura: ch, g j, gue ge, gui gi, h, nh lh, r ar, r rr, ss ç, x ch cs, x z ss
  • provérbios sobre: alimentação, animais, estações do ano, meses, profissões, água

 

Para mais informações sobre este software, consulte:




Colocado no dia: 22 Junho 2016 às 10:02

Tags: , , , , , , , , ,

Artigo escrito por: Manuela Andrade

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all