Vox4all na estimulação do desenvolvimento de competências cognitivas e da linguagem

Alterações na janela inicial Vox4all

Alterações na janela inicial Vox4all

No âmbito da formação a distância que temos vindo a realizar sobre o software Vox4all vamos tomando contacto com trabalhos que estão a ser realizados por formandos que as frequentam.

Como foi já noticiado na BICA 191 – Janeiro 2015 a APACI viu o seu projeto Comunicando@com.todos contemplado com o prémio SIC Esperança Rock in Rio Escola Solar na sua 5.ª edição.

No âmbito da aquisição do material adquirido à Imagina os terapeutas da fala da instituição têm participado no curso de formação à distância “Vox4all: Criar, Comunicar e Aprender com tablets“.

Através dos trabalhos finais realizados pelos formandos ficámos a conhecer alguns exemplos do que está a ser desenvolvido e aplicado com os utentes que frequentam esta instituição.

A título de exemplo apresentamos um extrato da reflexão da terapeuta da fala (fonoaudióloga) Carina Leite.

Jogos de linguagem

Jogos de linguagem

Público a quem se destina a atividade desenvolvida:

Grupo de “crianças em idade pré-escolar, entre os 4 e os 6 anos com perturbações ao nível da linguagem. São crianças que podem apresentar uma variedade de diagnósticos clínicos. Foram criadas atividades para trabalhar a compreensão e a cognição simultaneamente e uma atividade para desenvolvimento da consciência fonológica. Dado o nosso contexto de atuação, as atividades podem ser realizadas pelos pares das crianças com perturbações da linguagem.  As crianças devem ser visuais e ouvintes, pois o comando foi gravado e o reforço também foi gravado. Devem ser crianças com um nível cognitivo razoável, uma vez que as atividades têm já alguns conceitos cognitivo-verbais, tais como função dos objetos, categorias semânticas, cores e números.

Objetivo/desafio:

Exemplo de um dos jogos: som inicial

Exemplo de um dos jogos: som inicial

“ … demonstrar que a inclusão é possível, e que as atividades pensadas para a criança com necessidades especiais podem ser realizadas em pequeno e/ou grande grupo, ou seja em conjunto com os pares“.

Trabalho realizado:

“Criamos 6 atividades que estimulam o desenvolvimento de competências cognitivas e da linguagem.

Enquanto as estávamos a criar, solicitamos a uma criança com 6 anos de idade que tem como diagnóstico clínico uma Neurofibromatose Tipo II e como diagnóstico terapêutico um atraso no desenvolvimento da linguagem, que realizasse as mesmas. O facto de as atividades serem apresentadas num Tablet despertou de imediato a sua motivação. Inicialmente a criança aguardou as nossas instruções, mas rapidamente percebeu que as instruções estavam gravadas no próprio tablet. Interessante também foi o facto de termos criado um sistema de reforço, ou seja, quando a criança acerta na resposta ouve um comentário do género “boa! Encontraste o carro castanho”, e quando erra ouve uma explicação “ohhhh, este carro não é castanho, é amarelo”.

Para o futuro, esperamos conseguir aumentar o leque de atividades propostas de modo a que todas as crianças possam experimentar e desse modo reduzir as renitências das mesmas quando alguma necessita do tablet com o software para comunicar.”

 

O nosso muito obrigada a Carina Leite por este relato e testemunho de sugestões apresentadas.

Este facto constitui um motivo de orgulho para toda a equipa da Imagina que está a trabalhar continuamente no Vox4all para que ele possa responder cada vez melhor aos profissionais que lidam cada dia com utentes/usuários que necessitam desse apoio.




Colocado no dia: 8 Junho 2015 às 15:09

Tags: , , , , , ,

Artigo escrito por: Manuela Andrade

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all