Vox4all é destaque na revista científica Apae Ciência com 2 artigos

A aplicação/aplicativo Vox4all foi destaque na última edição da revista científica Apae Ciência.

Esta revista, editada pela Federação Nacional das Apaes, constitui já uma referência para os pesquisadores das áreas da deficiência intelectual e múltipla, e tem por objetivo principal divulgar trabalhos voltados à população em situação de deficiência.

É uma revista quadrimestral e neste último número o aplicativo Vox4all foi abordado em 2 artigos:

  •  O trabalho de comunicação alternativa através da tecnologia do tablet na Apae de Cascavel-Paraná da autoria das pesquisadoras Vanilza Sutana Pinto, Eveline Mara Schreiner.

Fonoaudióloga da Apae trabalhando noção de autoimagem em sala de aula

Deixamos aqui o resumo do artigo:

O presente trabalho diz respeito à experiência da comunicação alternativa e aumentativa através do tablet com o uso do aplicativo Vox4all, realizado na Apae de Cascavel – Paraná, o qual objetiva oferecer atendimento semanal aos alunos com deficiência intelectual e múltipla deficiência e, além disso, suporte aos professores que realizam o mesmo trabalho. Também são feitas orientações às famílias dos respectivos alunos. O aplicativo tem mostrado bastante eficácia, interesse e motivação por parte dos alunos, haja vista que o tablet é um dispositivo novo que está mudando o cenário da educação, bem como é possível observar-se a melhoria dos sujeitos que fazem o uso deste recurso em vários aspectos relevantes de seu cotidiano.

Ver o artigo completo AQUI

  • O avanço da comunicação alternativa/aumentativa dos alunos com deficiência intelectual e múltipla inseridos na Apae de Cascavel – Paraná da autoria da pesquisadora Vanilza Sutana Pinto.

Alunos do profissionalizante e as coordenadoras da comunicação alternativa trabalhando com o tablet e aplicativo Vox4all

Deixamos aqui o resumo do artigo:

O conceito de deficiência varia entre os estudiosos. Para a Política Nacional de Educação Especial, a deficiência múltipla é definida como a “associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias (mental/visual/auditivo-física) que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa”. Devido a todas essas alterações, os pacientes com deficiência dependem de um acompanhamento multidisciplinar, inclusive fonoaudiológico e psicológico, o que faz com que se necessite de comunicação alternativa e aumentativa com recursos da tecnologia, como tablets, PECS (Sistema de Comunicação por Troca de Figuras) adaptado e pranchas. O trabalho na Apae de Cascavel – PR, deve ser adequado, lançando mão, para tanto, de uma equipe multidisciplinar completa, para propiciar melhor qualidade de vida para os alunos.

Ver o artigo completo AQUI

A Imagina vê assim mais uma vez o seu trabalho de desenvolvimento reconhecido por instituições científicas idóneas, mas ainda mais importante que isso, vê o aplicativo Vox4all a poder ajudar pessoas com deficiência a comunicarem e aprenderem alcançando assim uma melhor qualidade de vida.

 




Colocado no dia: 24 Abril 2015 às 17:07

Tags: , , , , , , , , , ,

Artigo escrito por: Maria Armanda Quintela

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all