Sistema de símbolos Symbolinc – como surgiu o projeto?

A Imagina continua o desenvolvimento de um sistema de símbolos para a alfabetização e comunicação totalmente concebido para os países de língua oficial portuguesa. Este novo sistema chama-se Symbolinc, que é uma composição das palavras Símbolo (Symbol em inglês) e Inclusão.

Exemplo de alguns símbolos do sistema Symbolinc

Exemplo de alguns símbolos do sistema Symbolinc

Um sistema de símbolos é um sistema de comunicação vivo, como um idioma, e por isso exige um constante esforço de pesquisa, desenvolvimento e atualização, sendo necessário garantir a sua sustentabilidade e evolução. Este projeto é um desafio gigantesco que envolve profissionais de diferentes áreas, é também um processo moroso e que consome muitos recursos.

A equipe multidisciplinar de pesquisadores da Imagina, de instituições e universidades portuguesas e brasileiras envolve professores, fonoaudiólogos, terapeutas, designers, programadores e engenheiros.

Existem já no mercado e incluídos em diversos softwares vários sistemas de símbolos, como por exemplo, o Bliss, PIC, PCS, Symbolstix, Arasaac… No entanto, a maior parte deles são sistemas de origem anglo-saxónica, não se adaptando totalmente à realidade da comunidade Lusófona, Africana e Latinoamericana. Ou seja, a ideia deste projeto é criar um sistema de símbolos específico para esta comunidade, atendendo às características culturais, aos costumes e tradições dos seus povos falantes.

Exemplo de alguns símbolos do sistema Symbolinc

Exemplo de alguns símbolos do sistema Symbolinc

As parcerias com as instituições envolvidas no projeto são de extrema importância e é necessário ter em conta as opiniões e características dos profissionais e dos usuários que vão utilizar este sistema posteriormente. Todos têm de ser envolvidos neste processo de desenvolvimento desde o início.

Este sistema de símbolos já está sendo incluído em vários softwares para tablet e computador que a  Imagina  lançou no mercado ou está lançando. São eles: myHealthPass, Vox4all 2.0 e Symbol LAB.

Gostaria de contribuir para o desenvolvimento e atualização deste sistema de símbolos?
Pode fazê-lo individualmente ou através da sua instituição. Basta enviar a sua manifestação de interesse e quais seriam os seus contributos por email para info@imagina.pt.




Colocado no dia: 30 Janeiro 2015 às 16:21

Tags: , , , , , , , , , ,

Artigo escrito por: Patrícia Correia

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all