Oscar Feels como instrumento de investigação em Crianças com Necessidades Complexas de Comunicação

As diversas emoções do Oscar Feels: felicidade, tristeza, raiva e medo

O software Oscar Feels está a ser usado como instrumento de investigação pela mestranda Margarida Pontes da Luz.

Nesta notícia, pretende-se que os leitores vão conhecendo a investigação, o caminho a percorrer, a análise das populações com Necessidades Complexas de Comunicação e os objetivos do estudo realizado pela própria autora.

Passamos assim a transcrever o texto da mestranda Margarida Pontes da Luz:

“Surgiu no âmbito do Mestrado em Terapia da Fala na especialização em Necessidades Complexas de Comunicação, realizado na Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA) o interesse neste tema, pela importância que a competência emocional assume na vida das pessoas e nas barreiras que algumas crianças apresentam para o seu desenvolvimento.

O conceito de competência emocional, muitas vezes designado por literacia emocional ou inteligência emocional, tem sido alvo de interesse pela importância que assume nas aprendizagens assim como nas relações humanas. Define-se como um processo de desenvolvimento em que o indivíduo aprende a reconhecer, interpretar, utilizar e responder às suas emoções, bem como às dos outros. Estas são competências mínimas necessárias às interações sociais de sucesso. Este conceito apresenta ainda maior relevância no contexto escolar, uma vez que tem demonstrado que crianças emocionalmente competentes terão vantagens no estabelecimento de amizades, no sucesso das aprendizagens, na gestão de conflitos, na manipulação de sentimentos, na cooperação e nas brincadeiras.

Menu principal do Oscar Feels

Menu principal do Oscar Feels

Como consequência de perturbações motoras, linguísticas, cognitivas e sensoriais, resultantes de inúmeras problemáticas (Paralisia Cerebral, Autismo, Síndrome de Down, entre outras), ocorrem alterações no desenvolvimento de competências, nomeadamente de fala e/ou linguagem, que influenciam o processo comunicativo. Este heterogéneo grupo de crianças com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC) comunicam sobre os mesmos temas que todas as outras pessoas, incluindo estados emocionais, sendo que a forma poderá sim, ser mais flexível.

A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) como método que amplifica ou substitui, temporária ou definitivamente as competências comunicativas da pessoa, deve cumprir todas as suas funções, sendo eficaz se for usada de forma produtiva, permitir a participação na vida familiar e social, assim como o estabelecimento de amizades, a concretização de objetivos, o acesso ao trabalho, educação, leitura e escrita, e a contribuição do indivíduo na sociedade.

Nas crianças com necessidades complexas de comunicação a competência emocional apresenta algumas barreiras.

Barreiras relacionadas com a pessoa:

Barreiras relacionadas com o processo comunicativo:

- Desvantagem nas funções auditiva, visual, motora, fala e comportamento;

- Atraso cognitivo frequentemente associado;

- Sinais expressivos ambíguos e de interpretação difícil;

- Comunicação baseada em sinais não-verbais;

- Raramente iniciam a conversação;

- Menos turnos comunicativos;

- Utilização frequente de respostas fechadas Sim/Não;

- Vocabulário emocional limitado e superficial;

Barreiras relacionadas com contexto:

 

- Limitado acesso a livros, filmes, etc.;

- Limitadas experiências de vida;

Barreiras relacionadas com a CAA:

Barreiras relacionadas com os parceiros:

 

- Limitado acesso a símbolos em todos os contextos;

- Sintetizadores de fala limitados em elementos emocionais (entoação, pitch, volume);

- Duração da construção da mensagem;

- Símbolos pictográficos com linhas simples e poucas características emocionais;

- Dependência de parceiros para expressar e interpretar sentimentos;

- Uso frequente de fala infantilizada;

- Ignoram aspetos não-verbais importantes;

- Situação geradora de stress para parceiros.

O estudo a decorrer, é da autoria da mestranda Margarida Pontes da Luz, terapeuta da fala, orientado pelo mestre João Canossa Dias, terapeuta da fala, e co-orientado pela mestre Luísa Taveira, terapeuta da fala.

O Óscar feliz

Óscar

Os objetivos do estudo são:

  1. Descrever como as crianças com NCC expressam as quatro emoções básicas – alegria, tristeza, raiva e medo;
  2. Descrever como crianças com NCC participam em conversas emocionais;
  3. Descrever a adequabilidade dos sistemas de CAA para o efeito; e 3) Compreender a preocupação dos parceiros de comunicação face ao tema da competência emocional.

Para isso serão estudados três casos de crianças com NCC, em idade escolar, utilizadoras de CAA, observadas durante uma atividade lúdica de visualização e exploração de histórias de conteúdo emocional através do software Oscar Feels, disponibilizado pela Imagina para efeitos do estudo. O Oscar Feels é uma aplicação de intervenção sócio-educativa para promoção do desenvolvimento emocional  que trabalha de forma sistemática as quatro emoções básicas – alegria, tristeza, medo e raiva. O dinamismo, aliado à sua forma simples, atrativa e estruturada, adaptada com imagens, símbolos e voz, vão certamente agradar aos mais pequenos. Será partilhada posteriormente a utilização deste instrumento na investigação, assim como observações resultantes.

Notícia escrita por: Margarida Pontes da Luz




Colocado no dia: 18 Março 2015 às 15:33

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Artigo escrito por: Maria Armanda Quintela

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