Intercâmbio e troca de saberes: Stix Camp – Figueira de Castelo Rodrigo

Sessão de encerramento Stix Camp 2015 - CM Figueira de Castelo Rodrigo

Sessão de encerramento Stix Camp 2015 - CM Figueira de Castelo Rodrigo

De 17 a 19 de Julho de 2015, a Imagina participou no Stix Camp que se realizou em Figueira de Castelo Rodrigo.

Este evento foi uma organização conjunta da Universidade Leiden da Holanda e da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo. Contou com a colaboração de várias entidades ligadas às ciências, à educação, à preservação da natureza e ambiente, à astronomia…

O que é o Stix Camp?

Stix Camp é um evento de padrões abertos para participantes ligados às áreas da educação, tecnologia, ciência, cultura, design e arquitetura. Ao mesmo tempo que promove o intercâmbio e a troca de saberes entre os participantes, pretende também contribuir para o desenvolvimento sustentável da comunidade local onde se realiza.

Open Standards (Padrões Abertos) são padrões disponibilizados ao público em geral, desenvolvidos, aprovados e mantidos através de processos colaborativos, assegurando qualidade e suporte. Os padrões abertos estão a tornar-se uma referência na Ciência (Open Access, Open Labs), Educação (Recursos Educacionais Abertos), Tecnologia (Open Software e Hardware), Cultura (Creative Commons), Design e Arquitetura (Open Making, Open Furniture).

Comissão organizadora do Stix Camp 2015

Comissão organizadora do Stix Camp 2015

Todos os participantes podem propor unconferences sessions, para além de participarem nas sessões plenárias promovidas pela organização. As unconferences sessions funcionam em formato workshop e todos participam ativamente de uma forma informal. 

A Imagina dinamizou uma unconference session sobre os símbolos Symbolinc. Após um enquadramento sobre o conceito de “símbolo”, quando é utilizado, quem o utiliza e em que circunstâncias,  foram discutidos os prós e contras dos símbolos Symbolinc serem ou não de acesso aberto (Open Access).

Sendo um evento que decorre numa comunidade local, os participantes tiveram ainda oportunidade de se integrarem através da participação em visitas e caminhadas nas margens dos rios Douro e Côa, desvendando os segredos da região, da sua biodiversidade e da sua riqueza cultural, arqueológica e paisagística.

Foi, sem dúvida, uma experiência envolvente!




Colocado no dia: 26 Agosto 2015 às 18:16

Tags: , , , , ,

Artigo escrito por: Manuela Andrade

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all