Brasil: Discussão e debate sobre Educação Inclusiva na UFMG

Algumas das apresentações do Ciclo de Debates da UFMG sobre Educação Inclusiva

Algumas das apresentações do Ciclo de Debates da UFMG sobre Educação Inclusiva

De 9 a 11 de setembro de 2015, decorreu o XII Ciclo de Debates, Oficinas e Mostra de Trabalhos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais. Este evento foi organizado pelo GEINE* da UFMG** e decorreu nas instalações da Faculdade de Educação desta Universidade, em Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, no Brasil.

Os temas abordados foram de extrema importância e relevância e os palestrantes convidados deram a sua contribuição com opiniões, casos de estudo, projetos muito interessantes. Foram debatidos assuntos como:

  • o Plano Nacional de Educação e suas implicações para a inclusão escolar
  • a inclusão escolar nos diferentes níveis e modalidades de ensino, nomeadamente ensino infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, educação superior e formação profissional
  • diferentes interfaces e formas de trabalho da inclusão na escola comum: o atendimento educacional especializado (AEE), a comunicação alternativa e outros recursos pedagógicos, as interrelações entre família e escola
  • o Plano Educacional Individualizado e a organização curricular na perspectiva inclusiva

 

Apresentação da Imagina integrada na Mostra de trabalho sobre Ideias inovadoras para a Educação Especial

Apresentação da Imagina integrada na Mostra de trabalho sobre Ideias inovadoras para a Educação Especial

A Imagina, através da sua diretora executiva Patrícia Correia, apresentou os diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento que estão na base da criação de software educacional inclusivo para tablet e computador.

Apresentámos como surgiu a ideia de desenvolvimento de softwares e de que forma as parcerias com universidades e instituições são fundamentais para o sucesso deste tipo de projetos. Mostrámos o trabalho que está sendo feito com o Sistema de Símbolos Symbolinc e os softwares que permitem a utilização destes símbolos:

  • Vox4all – sistema de comunicação alternativa para tablet totalmente configurável e adaptável a cada usuário
  • Symbol LAB – software para computador que possibilita a construção e utilização de atividades dinâmicas e interativas para a comunicação e a aprendizagem e também a escrita de textos com símbolos.

Pode ver a apresentação utilizada neste link.

 

* GEINE – Grupo Interdisciplinar de Estudos em Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais

** UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

 

Se desejar, pode ler a notícia anteriormente publicada sobre este evento: Ciclo de Debates sobre Educação Inclusiva da UFMG.




Colocado no dia: 21 Setembro 2015 às 10:00

Tags: , , , , , , , ,

Artigo escrito por: Patrícia Correia

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all