Brasil: Imagina apresenta projeto Symbolinc na ISAAC Brasil

Participantes e palestrantes do VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa em Campinas

Participantes e palestrantes do VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa em Campinas

De 9 a 12 junho 2015, decorreu em Campinas (SP – Brasil) o VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa organizado pela ISAAC Brasil. A Imagina esteve presente através da sua diretora executiva Patrícia Correia e teve oportunidade de apresentar o projeto de pesquisa sobre o novo Sistema de Símbolos Symbolinc para todos os países de língua portuguesa.

Este congresso já vem sendo uma referência no Brasil sobre a temática da Comunicação Alternativa e tem juntado sempre profissionais e pesquisadores de diversas áreas e com experiências diversas.

Mesa de palestrantes com Patrícia Correia respondendo as perguntas

Mesa de palestrantes com Patrícia Correia respondendo as perguntas

Patrícia Correia e a Imagina já vêm sendo conhecidas como presença ativa nestes congressos e eventos. Procuramos sempre participar em projetos de pesquisa que de alguma forma nos ajudem a procurar e trabalhar as bases científicas que estão por trás de todo o trabalho de desenvolvimento que fazemos. Somos uma empresa que se dedica ao desenvolvimento de software educacional inclusivo e procuramos que tudo o que desenvolvemos seja de utilização muito simples, intuitiva e com uma interface limpa e de fácil entendimento e usabilidade. Por isso, procuramos sempre estar muito perto de todos os que possam ter contributos para este trabalho: usuários finais, pais, professores, pesquisadores, terapeutas, educadores.

A opinião e contributo de todos entra em todas as fases do processo de desenvolvimento, já que logo desde o início todos são convidados a participar.

 

Deixamos aqui algumas ideias que foram apresentadas na nossa comunicação neste VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa:

Quais os problemas que levaram à criação de um novo sistema de símbolos?

Quais os problemas que levaram à criação de um novo sistema de símbolos?

1. O que levou então à criação e desenvolvimento de um novo sistema de símbolos especificamente desenvolvido para os países de língua portuguesa?

Já existem diversos sistemas de símbolos desenvolvidos que estão disponíveis em diversos formatos. No entanto, a maioria são de origem anglo-saxónica e não têm em conta a realidade, cultura e tradições dos países de língua portuguesa (Brasil, Portugal e Países Africanos de Língua Portuguesa).

Além disso, existe a questão da constante atualização dos símbolos que é necessária para que eles se vão adaptando a novas realidades e situações que vão surgindo. Só com essa atualização é que se consegue garantir que os leitores e usuários de símbolos possam comunicar e falar sobre tudo o que acontece na sua vida.

Symbolinc é o sistema de Símbolos da Imagina para a Comunicação, Alfabetização e Inclusão que está sendo desenvolvido em parceria com diversas universidades e instituições de Portugal e do Brasil. Os objetivos principais deste desenvolvimento estão precisamente relacionados com a culturalidade, atualização e adaptação à nossa realidade.

Quais os desafios de um novo sistema de símbolos? E como lhes dar forma para serem utilizados?

Quais os desafios de um novo sistema de símbolos? E como lhes dar forma para serem utilizados?

2. E quais são os principais desafios desde projeto de pesquisa e desenvolvimento?

Os principais desafios deste projeto de pesquisa estão relacionados com o constante desenvolvimento que é necessário para que que este sistema seja vivo e se adapte constantemente à realidade dos usuários que precisam dele e o utilizam. Além disso, é importante que este sistema possa ser utilizado por qualquer pessoa, independentemente da sua idade, competências ou dificuldades. Por isso, o sistema deverá ser universal e para todos.

Outro aspeto fundamental está relacionado com a criação e desenvolvimento de esquemas, regras e convenções de fácil entendimento e utilização por todos, além de garantir a sua utilização como um sistema e uma linguagem universal para a comunicação.

Estes símbolos para poderem ser utilizados já estão sendo incluídos nos softwares que a Imagina desenvolve, nomeadamente:

  • Vox4all – software para personalização de sistemas de comunicação alternativa para tablet,
  • Symbol LAB – software para criação de atividades interativas para a comunicação e aprendizagem para uso no computador.

Se desejar, pode consultar a apresentação Prezi utilizada por Patrícia Correia através deste link: SYMBOLINC – Projeto de pesquisa e desenvolvimento.

 

Pode ver o álbum de fotos da nossa participação no congresso neste link.

Leia esta outra notícia da edição anterior quando anunciámos a nossa participação neste Congresso: Campinas recebe o Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa.

Gostaria de participar neste projeto de pesquisa? Acha que seu contributo ou da sua instituição poderia ser importante? Contacte-nos para info@imagina.pt.




Colocado no dia: 24 Junho 2015 às 10:56

Tags: , , , , , ,

Artigo escrito por: Patrícia Correia

Comentários


2 Comentários em “Brasil: Imagina apresenta projeto Symbolinc na ISAAC Brasil”


  1. Paula Monteiro diz:

    Gostava de saber se haverá algum curso específico de indicação de diferente software para públicos com determinadas caraterísticas, isto é: indicação mais efetiva do software X ou Y para situação A ou B. Obrigada!

  2. Patrícia Correia diz:

    Cara Paula,
    Muito obrigada pelo seu comentário e pedimos desculpa pela demora na resposta.
    Nós temos cursos que funcionam totalmente à distância sobre os softwares da Imagina e neles abordamos diferentes tipos de atividades e estratégias para utilizadores muito diversos.
    Veja mais informações em http://formacao.imagina.pt
    Atenciosamente, Patrícia


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all