Brasil: Experiências com software Aventuras em Nova Lima

Turma de professoras construindo cadernos digitais personalizados com o software Aventuras 2

Turma de professoras construindo cadernos digitais personalizados com o software Aventuras 2

Nos dias 9 e 10 de Abril de 2015, a Imagina em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Nova Lima, organizou o curso presencial Exploração de Software Educativo. Este curso teve a duração de 16 horas e decorreu na Escola Municipal Antonieta Dias de Souza, em Nova Lima, Estado de Minas Gerais no Brasil, bem pertinho de Belo Horizonte.

Um dos softwares que mais despertou a atenção e interesse dos participantes foi o Aventuras 2. Este é um caderno digital que melhora e auxilia a aprendizagem da Língua Portuguesa. Permite trabalhar todas as componentes da língua seja a leitura ou a escrita. Com base nos conteúdos do caderno são criados automaticamente diversos jogos.

Outra perspetiva da sala de formação com as professoras construindo atividades com o software Aventuras 2

Outra perspetiva da sala de formação com as professoras construindo atividades com o software Aventuras 2

O software permite a inserção e organização de conteúdos em um caderno digital. Os conteúdos podem ser palavras, expressões, frases… Para as palavras ou expressões, é possível associar imagens, fotos ou símbolos. Além disso, é possível ouvir tudo o que está escrito com uma voz sintetizada ou gravando a própria voz.

Com base nos conteúdos do caderno, o software gera automaticamente 5 tipos de jogos com níveis de dificuldade diferentes. Estes jogos permitem que o aluno possa trabalhar novamente os conteúdos que tem no caderno. À medida que vão sendo inseridos mais conteúdos no caderno, os jogos também vão possuindo mais conteúdos. O software e seus conteúdos vão evoluindo à medida das necessidades de cada aluno / usuário.

 

Caderno sobre receitas e culinária para aluna de 7 anos com deficiência auditiva que adora cozinhar

As opiniões foram unânimes: este software é muito simples de utilizar, configurar e personalizar. Como permite a criação de um caderno individualizado para cada aluno, ele pode ser utilizado em qualquer área e em qualquer idade.

Deixamos algumas ideias de atividades que foram construídas com este software durante o curso:

  • Intervenção precoce: Utilização apenas do caderno que inclui associação de imagem a som para estimulação da linguagem. Nesta caso, não são utilizados os jogos que incluem palavras e frases, pois as crianças ainda não sabem ler.
  • Sobre o tema do parque, foi construído um caderno digital no Aventuras 2 para trabalhar os fonemas e categorias semânticas

    Sobre o tema do parque, foi construído um caderno digital no Aventuras 2 para trabalhar os fonemas e categorias semânticas

    Alfabetização inicial: Com base nos interesses de cada aluno (seja culinária, futebol ou passeio no parque), foram criados cadernos para trabalhar as palavras, fonemas e associação de sons gravados com a própria voz e inclusão de fotos reais e imagens retiradas da Internet.

  • Apoio na dificuldade de leitura: Para os alunos com dificuldades na leitura, cada palavra foi sempre cuidadosamente ilustrada com um símbolo, imagem ou foto. Além disso, foi sempre usada a voz para ler e repetir a leitura. Isso ajuda a estimular a leitura e a identificar as diferentes palavras escritas no caderno. Os jogos que são construídos automática e aleatoriamente com os conteúdos do caderno também ajudam a estimular este processo de aprendizagem.
  • Para a intervenção precoce, o caderno feito no Aventuras 2 é muito simples e inclui imagem associada a som e palavra para estimulação da linguagem

    Para a intervenção precoce, o caderno feito no Aventuras 2 é muito simples e inclui imagem associada a som e palavra para estimulação da linguagem

    Educação de Jovens e Adultos: Para um adulto com baixa visão que está com dificuldades no início da alfabetização, foram alteradas as configurações das páginas do caderno, nomeadamente a cor de fundo (passou a ser preta) e a cor da letra (passou a ser amarela). Foram utilizadas palavras simples e da sua vivência, foi feita a sua divisão silábica e foi associada uma foto ou imagem real. Além disso, foi utilizada a voz sintetizada para ajudar na leitura de cada palavra e suas sílabas. Neste caso, os jogos também foram importantes para consolidar os conhecimentos inseridos no caderno.

  • Utilização de canções ou parlendas (lenga-lengas): Pegando em partes de textos conhecidos pelas crianças, foram escritas algumas páginas no caderno, fazendo todo um trabalho de ilustração com as imagens e símbolos mais adequados. Esta atividade pode ser utilizada lendo e brincando com as diferentes páginas do caderno e também depois com a experimentação dos diferentes jogos para ajudar na consolidação de conhecimentos.

O nosso muito obrigado a todas estas professoras tão interessadas e participativas!!!

 

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Colocado no dia: 28 Abril 2015 às 18:00

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Artigo escrito por: Patrícia Correia

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