Brasil: Como funciona o curso EAD de Tecnologias Assistivas?

Como já tivemos oportunidade de noticiar em artigos anteriores, a Federação das APAEs do Estado de Minas Gerais (FEAPAE MG) em parceria com a UNIAPAE (Universidade Corporativa da Unidade Mineira das APAEs) está organizando o curso Tecnologias Assistivas: favorecendo a aprendizagem e a inclusão da pessoa com deficiência.

Este curso inicia a 1 de setembro de 2015, tendo a duração global de 150 horas. É um curso que funciona totalmente à distância. Ainda vai a tempo de fazer a sua inscrição.

 

Conhecer melhor…

Algumas fotos da capacitação dos tutores sobre o Curso de Tecnologias Assistivas da Uniapae MG

Algumas fotos da capacitação dos tutores sobre o Curso de Tecnologias Assistivas da Uniapae MG

Todo este curso tem uma organização e planejamento minucioso com toda a equipe que é multidisciplinar: ela envolve os próprios professores das disciplinas, os coordenadores do curso, revisores, designers, programadores e os tutores. Saiba qual o seu papel…

Os tutores vão ser o braço direito dos participantes: eles vão acompanhar todo o desenrolar do curso e das várias disciplinas, vão estar atentos a todas as dúvidas e problemas que vão surgindo, vão estimular a participação nos fóruns de discussão e vão estar preocupados com a participação ativa de todos. Tendo eles este papel tão importante, foi organizada uma capacitação para os futuros tutores do curso no passado dia 8 de agosto de 2015.

Com esta formação, eles tiveram oportunidade de conhecer em primeira mão os conteúdos das disciplinas que compõem o curso pela fala dos próprios professores Marcelo Duduchi e Patrícia Correia. As apresentações decorreram de forma muito descontraída e todos puderam tirar e esclarecer suas dúvidas. Foi uma excelente forma de divulgar os conteúdos que vão ser trabalhados neste curso de Tecnologias Assistivas.

 

Esta modalidade de formação para cursos totalmente à distância vem ganhando cada vez mais importância, especialmente por conta dos seguintes aspectos:

  • Flexibilidade de tempo: O participante tem uma carga horária indicativa para conhecer e trabalhar os conteúdos de cada disciplina. No entanto, ele pode gerir o seu tempo como quiser e utilizar o horário que for melhor, tendo em conta todas as suas atividades profissionais e pessoais.
  • Flexibilidade de espaço: Apenas existem 2 elementos fundamentais necessários para poder acessar o curso e participar – a Internet e um equipamento (que pode ser um notebook, um tablet ou smartphone). Tendo estes elementos, em qualquer lugar que o participante esteja pode realizar o curso e as atividades correspondentes.
  • Utilizando software educacional no notebook

    Utilizando software educacional no notebook

    N.º de participantes: Como é um curso que não precisa de um espaço físico para acontecer, ele pode ter um n.º de participantes bastante elevado. Se temos muita gente participando, a partilha de experiências e realidades será muito rica e valiosa. Aqui o papel dos tutores é fundamental para que todos se sintam acompanhados.

  • Origem dos participantes: Sendo um curso que não necessita de viagens ou estadia, qualquer pessoa que fale e compreenda Português pode ser um potencial participante. Já imaginou como vai ser aprender com pessoas de diferentes áreas geográficas, regiões, experiências, testemunhos?

Para os participantes, é exigida grande disciplina e autonomia para poderem estudar e aprender sem a presença física do professor e dos colegas.

 

Leia outras notícias que já publicámos sobre este curso:

 

Mais informações sobre o curso:




Colocado no dia: 28 Agosto 2015 às 16:47

Tags: , , , , ,

Artigo escrito por: Patrícia Correia

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all