Aplicação “cancro da mama” para smartphones e tablets

Pormenor da aplicação "Cancro da mama" com contraste

Em Portugal, anualmente, são detetados cerca de 6.000 novos casos de cancro da mama e 1.500 mulheres morrem com esta doença.

Foi neste âmbito que surgiu o projeto “Educação para a saúde sobre o cancro da mama para mulheres cegas e amblíopes” da Liga Portuguesa Contra o Cancro, do Núcleo Regional do Centro. O objetivo é garantir o direito das pessoas com deficiência ou incapacidade visual (cegos ou amblíopes) ao acesso, em condições adequadas às suas necessidades específicas, a informação sobre o cancro.

Assim, com este projeto a Liga procurou encontrar uma solução para que fossem desenvolvidos e produzidos conteúdos sobre prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama em suporte acessível e adequado à população cega e com baixa visão.

Segundo Carlos Oliveira, presidente do núcleo regional do Centro da LPCC, a informação de prevenção e sensibilização para o cancro da mama é, muitas vezes, “uma mensagem escrita, televisiva, com pouco áudio” que não é captada na totalidade por esta população. Reafirmando que, com este projeto, a Liga pretende “transmitir as mensagens que transmite à população dita normal para as mulheres cegas e amblíopes no sentido de lhes dar toda a informação sobre cancro da mama que necessitam saber e, além disso, estimular a sua participação nos programas de rastreio que a Liga desenvolve”.

Detalhe do folheto promocional da aplicação

É assim que surge a Aplicação Cancro da Mama –  aplicação informática para “smartphones” e “tablets” onde são apresentadas de forma simples, acessível e inclusiva todas as informações sobre cancro da mama, focando aspetos relativos à epidemiologia, prevenção, tratamento e apoio à mulher com cancro da mama.

Como já referimos na edição da BICA 202 esta aplicação foi totalmente desenvolvida pela Imagina   e está disponível para AndroidWindows e iOS.

 




Colocado no dia: 4 Novembro 2015 às 11:50

Tags: , , , , ,

Artigo escrito por: Maria Armanda Quintela

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all