APACI de Barcelos ganha prémio SIC Esperança com o Vox4all 2.0

Exemplo para trabalhar as rotinas com Vox4all

Este ano a instituição vencedora do prémio SIC Esperança Rock in Rio Escola Solar que já vai na sua 5.ª edição foi o projeto Comunicando@com.todos apresentado pela Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas de Barcelos - a APACI.

Tal como nos diz o lema da SIC Esperança: “Vale a pena acreditar!”

O júri “considerou de extrema importância este projeto que visa o desenvolvimento de uma característica essencial ao ser humano, a arte de comunicar. Permitir que indivíduos com necessidades especiais expressem a sua opinião e as suas decisões, foi o fator essencial para premiar o projeto Comunicando@com.todos“.

Este projeto vai proporcionar aos beneficiários da APACI com perturbações da comunicação, a utilização de ferramentas que lhes permitam tornar a sua comunicação mais funcional.

É neste âmbito que surge o Vox4all 2.0 com o tablet que foi o software escolhido pela APACI para apresentação da candidatura e que nos deixou muito orgulhosos.

As diversas emoções do Oscar Feels: felicidade, tristeza, raiva e medo

Como refere o próprio projeto “Este Sistema de Comunicação Aumentativa ou Alternativa (SAAC) – Tablet + Vox4all permite criar um conjunto de grelhas inter-relacionadas, com imagens, que acionadas reproduzem (com saída de voz) o texto que foi previamente selecionado. Este sistema inovador permitirá, assim, a indivíduos cuja fala é imperceptível ou apenas funcional em contextos restritos, poderem aumentar o número de interações.”

O projeto irá chegar até cerca de 50 indivíduos, com idades até aos 64 anos e serão 15 os tablets com o Vox4all 2.0 com que a instituição foi contemplada.

Além do Vox4all 2.0, também foi incluído nos tablets do projeto o software Oscar Feels. Este software para tablet trabalha a alfabetização emocional. São exploradas 4 emoções – felicidade, medo, tristeza e raiva – através de histórias que contam um dia na vida do Óscar.

A Imagina sempre atenta às causas sociais, também se quis associar de alguma forma a este projeto inclusivo e iremos dar formação aos técnicos da instituição para que estes possam aproveitar todas as valências do software.

Leia a notícia original nesta página.




Colocado no dia: 4 Fevereiro 2015 às 10:00

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Artigo escrito por: Maria Armanda Quintela

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all