Utilização do Vox4all com aluno numa Unidade de Multideficiência: relato de uma experiência

Nova configuração do menu de acesso rápido

Nova configuração do menu de acesso rápido

O Vox4all tem vindo a ser utilizado com utentes/usuários diversificados.

Os formandos, que têm participado na formação à distância, têm tido a oportunidade de criar e adaptar a aplicação para ser utilizada em casos específicos.

Vamos apresentar um exemplo relatado por uma formanda, Sandra Gonçalves, que utilizou o Vox4all com um aluno que frequenta o 3º ano de escolaridade e está integrado numa Unidade de Multidificiência.

O aluno apresenta o seguinte perfil:

… criança com 9 anos de idade que apresenta uma perturbação do foro neurológico, com anomalias graves ao nível das estruturas do sistema nervoso, nomeadamente, nas estruturas dos lobos corticais, nos gânglios basais e estruturas relacionadas e no tronco cerebral. Esta problemática causa-lhe crises de epilepsia graves e constantes, dificuldades na execução de movimentos motores associados à articulação verbal, alterações na motricidade oro-facial, alterações da deglutição e mastigação, dificuldades na motricidade fina e apesar de não afetar, até ao momento, a linguagem oral recetiva, afeta severamente a linguagem oral expressiva“.

Alteração ao menu principal

Adaptação do menu principal

Tendo em conta esse perfil a docente fixou alguns objetivos para trabalhar com o aluno:

  • “Facilitar ao aluno a comunicação de necessidades básicas de higiene”; 
  • “Fomentar a intervenção do aluno nos diálogos de grupo ou pares”; 
  • “Permitir ao aluno fazer escolhas alimentares”; 
  • “Possibilitar ao aluno dar informação sobre situações vividas na ausência do interlocutor”; 
  • “Promover o uso ativo de vocabulário integrado em temáticas que estão a ser trabalhadas em sala de aula”; 
Atendendo à facilidade de adaptar/adequar o Vox4all a cada utente/usuário a docente começou por inserir pequenas alterações na aplicação e, à medida que ia sentindo necessidade de ampliar a participação do aluno em causa foi adaptando os conteúdos, tendo em conta sempre os pontos apresentados inicialmente.
Salientamos algumas alterações introduzidas no menu de acesso rápido:
  • destaque à grelha de “higiene” e introdução de duas novas grelhas adaptadas “perguntas” e “respostas“.
  • No menu principal foi adicionado uma nova célula “escola“. Nessa célula foram associadas outras grelhas/pranchas que permitem integrar as várias temáticas que estão a ser estudas a fim de o aluno poder comunicar e expressar-se sobre as mesmas.
  • Também foram inseridas alterações na grelha “Eu” que irá permitir uma maior interação entre o aluno, a família e escola.
Introdução de novas temáticas

Introdução de novas temáticas

“Ao longo de toda a experiência de aplicação do Vox4all, em sala de aula, com este aluno foi possível de forma bastante célere estabelecer o trabalho a que nos propusemos e desenvolver competências de comunicação no aluno. 

Como introduzimos o uso do software na presença de outras crianças, isso permitiu uma interação entre os diversos alunos da sala de aula que também mostraram interesse em o utilizar. Foram, desta forma, exploradas as grelhas de comunicação relativas às temáticas que estavam a ser trabalhadas em sala de aula. Esta exploração mostrou-se útil quer para os alunos, pois permitiu-lhes transmitir conhecimentos adquiridos, que de outra forma não conseguiam fazer por dificuldades de comunicação verbal, quer para os professores que conseguiram não só avaliar os conhecimentos dos alunos, mas também promover a comunicação. 

No que respeita à reação do utilizador, podemos avaliá-la como bastante positiva, pois a criança sente-se bastante autoconfiante e motivada para a comunicação.

No que respeita ao trabalho de criação de grelhas por parte do professor, o software é muito acessível e interativo, permitindo a criação/alteração de grelhas de forma muito fácil”.

“… resta-nos referir que este software nos surpreendeu pela facilidade de uso para os seus utilizadores (quem prepara as grelhas/quem usa as grelhas) e pela possibilidade de uso em diferentes suportes, muitos deles de fácil acesso, como o telemóvel, o que se torna numa mais-valia para os seus utilizadores sem comunicação verbal”.

O nosso muito obrigado à Sandra Gonçalves por esta partilha!

Um bem-haja!




Colocado no dia: 12 Novembro 2014 às 13:32

Tags: , , , , , , , , ,

Artigo escrito por: Manuela Andrade

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all