Trabalhar a consciência fonológica utilizando o Vox4all

São cada vez mais as experiências Vox4all. O curso “Criar, comunicar e aprender com tablets” já vai para a 8.ª Edição e têm sido muitas as grelhas de aprendizagem e comunicação partilhadas pelos nossos maravilhosos formandos.

grelha com duas células com o texto: consciência silábica e consciência fonémica

 

Neste artigo deixamos uma atividade para trabalhar a consciência fonológica criada pela Terapeuta da Fala, Cátia Colaço.

Objetivo: ” As actividades que criei foram para trabalhar com 3 alunos do 1.º ciclo, com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos, com problemáticas identificadas no domínio da Cognição e da Comunicação.”

 

Fundamentação: ”Tem-se observado que o sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita está correlacionado com os desempenhos do sujeito na oralidade: sujeitos (adultos ou crianças) com um fraco desempenho na produção e na percepção de enunciados orais são os que maiores dificuldades apresentam no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Devemos então promover a capacidade de identificar e de manipular as unidades da palavra”.

Atividade: “Nesse sentido, criei uma prancha para actividades de consciência fonológica, onde criei uma célula para consciência silábica e outra para consciência fonémica. Por enquanto, tenho exercícios de consciência fonémica – identificar o som inicial das palavras, com 2 níveis de dificuldade para cada som.”

prancha com as letras disponíveis para trabalhar a consciência fonológica

À esquerda as letras que vão ser trabalhadas. À direita os níveis de complexidade para cada exercício

Ao tocarmos na palavra correcta, por exemplo “bola” na prancha “palavras começadas por B”, ouvimos: “bola, muito bem”. Se tocarmos numa palavra incorrecta, por exemplo “carro” ouvimos: “ups, carro não começa por B”.

Ao tocarmos na palavra correcta, por exemplo “bola” na prancha “palavras começadas por B”, ouvimos: “bola, muito bem”. Se tocarmos numa palavra incorrecta, por exemplo “carro” ouvimos: “ups, carro não começa por M”.

À esquerda a prancha nível 1 com apenas um intruso. À direita a prancha nível 2 com dois intrusos.

O balanço: “Para qualquer uma das três crianças, o tablet só por si era uma novidade e uma excitação. Notei, em qualquer uma das crianças, que o seu nível de interesse e motivação, era muito mais elevado do que o comum. Para além de ser leve e fácil de pegar, é também visualmente bastante apelativo, tornando o processo de ensino/reabilitação, muito mais dinâmico e interactivo”.

Obrigada, Terapeuta Cátia!

 

Esta atividade pode ser replicada para diferentes letras, com outras palavras e mais níveis de complexidade. 

Fique atento pois vamos publicar mais exemplos de atividades que podem ser feitos com este software.

Para mais informação sobre o Vox4all totalmente desenvolvido pela Imagina, consulte vox4all.imagina.pt.

Se tiver atividades interessantes e quiser partilhá-las, basta enviar por mail para info@imagina.pt e poderá ver as suas atividades publicadas.

 




Colocado no dia: 7 Agosto 2014 às 17:27

Tags: , , , , , , , , ,

Artigo escrito por: Mafalda Mendes

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all