Oscar Feels – Desenhar Emoções

Como foi noticiado na Bica 173 o Oscar Feels é um novo software da Imagina que atua no campo da literacia, nomeadamente no campo da literacia emocional.

Na notícia desta edição da Bica, vamos conhecer o Oscar e os seus amigos do ponto de vista do design, nomeadamente no desenho das suas emoções: sendo esta uma aplicação que pretende desenvolver a literacia emocional e constituir uma ferramenta para a aprendizagem da gestão de emoções, a melhor forma de tal acontecer é “desenhar” a emoção na própria criança que interagir com o Oscar, através das suas histórias e atividades.

Numa primeira fase, e no que ao design diz respeito, toda a atenção recaiu sobre as ilustrações. O objetivo principal foi sempre focar e salientar, nas imagens apresentadas, as expressões faciais que permitem identificar a emoção sentida pelo personagem.

Em todas as emoções trabalhadas nesta aplicação – a felicidade, o medo, a tristeza e a raiva – o destaque recai sempre no rosto das personagens, nos traços e características que permitem ao observador analisar, identificar e distinguir as diferentes emoções.

Este trabalho teve por base o estudo das expressões faciais relativas a cada emoção, assim como uma interação constante entre designer e terapeuta na busca de um resultado final fiel à realidade e que fosse simultaneamente claro para a criança.

Tratando-se de uma aplicação móvel, a fase seguinte prendeu-se com a construção da interface. As preocupações com a definição de ecrãs, navegação, materialização de atividades e interação humano-computador, naturalmente que se alargaram substancialmente.

A primazia focou-se sempre num ambiente gráfico confortável e convidativo, na facilidade de identificação de qual a emoção a ser trabalhada, nas áreas de trabalho para o utilizador e como interagir com a aplicação, especialmente nas diferentes atividades estabelecidas pelo programa terapêutico. Para tal, foram criados e usados ícones e grafismos claros,  uma paleta de cores própria, janelas e outros mecanismos de ajuda, todos eles sempre presentes e consistentes.

Oscar Feels pretende distinguir-se pela facilidade com que o utilizador interage com a aplicação, fazendo com que os objetivos sejam alcançados de forma quase invisível, já que a criança aprende divertindo-se, num meio cativante e diferente do habitual, usufruindo também de um fundamental acompanhamento por um profissional ou familiar.

O utilizador vai descobrir uma importante facilidade na navegação, visualização das histórias e realização das atividades, conseguindo fazer tudo através de toques rápidos e simples, arrastamentos pelo ecrã e escolhas complementadas por símbolos, texto e imagens.




Colocado no dia: 28 Abril 2014 às 15:52

Tags: , , , , , , ,

Artigo escrito por: Hugo Martins

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all