Métodos de leitura e escrita: Método das Boquinhas no Vox4all

cadeira

cadeira

A aprendizagem da leitura e da escrita é um processo que difere de indivíduo para indivíduo.

Ao longo dos anos, muitos foram os pedagogos, professores, psicólogos, terapeutas que se debruçaram sobre o assunto e apresentaram estudos e, inclusive criaram métodos específicos, cuja principal finalidade é ajudar os alunos/aprendizes nesse processo.

Os métodos mais antigos, se é que podemos afirmar isso, baseavam-se em dois modelos:

  • o método analítico – aprendizagem dos fonemas, das sílabas, das palavras e das frases.
  • o método global – aprendizagem da frase e sua descodificação em palavras, sílabas e fonemas.

Partindo desses modelos foram criados vários métodos, métodos estes que, como tudo na nossa sociedade, têm evoluído.

O método de ensino e aprendizagem ganha um maior sentido quando encontramos alunos/aprendizes ou utentes/usuários que apresentam dificuldade de aprendizagem ou possuem alguma limitação a esse nível qualquer que seja a sua faixa etária.

Entre os vários métodos existentes enumeramos apenas alguns que estão a ser utilizados por profissionais: o método fonomímico (Jean qui rit), a linguagem oral – desempenho articulatório e fonológico (Os sons d’a Relicário), o método fonovisuoarticulatório (método da Boquinhas), método natural, método das 28 palavras, método analítico, método analítico-sintético, cartilha João de Deus, método Paulo Freire

luva

luva

Cada um destes métodos têm os seus méritos. No entanto, cabe sempre ao educador/terapeuta encontrar aquele método que melhor se adeque ao seu utente/usuário.

Nesse sentido, todo o educador/terapeuta que intervém no processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita terá de conhecer e adequar o método aos seus alunos/aprendizes, utentes/usuários conforme as capacidades e estilo de aprendizagem de cada um.

Hoje em dia, com o desenvolvimento dos recursos tecnológicos aliados à pedagogia é possível reforçar todos esses métodos e aplicá-los adequadamente em cada caso específico.

 

A fonoaudióloga Vanilza Sutana e a Amanda Basso, voluntária da APAE Cascavel (PR), enviaram-nos algumas pranchas e exemplos que elas criaram, utilizando o Método das Boquinhas através do Vox4all, para ajudar na aprendizagem de seus filhos e alunos.




Colocado no dia: 1 Outubro 2014 às 17:30

Tags: , , , , , , , , , ,

Artigo escrito por: Manuela Andrade

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all