ISAAC 2014: comunicações e posters, o balanço do maior evento de CAA

Nos passados dias 19, 20, 21, 22, 23 e 24 do mês de julho, Lisboa encheu-se de sol para receber especialistas e profissionais de todo o mundo que trabalham com Comunicação Aumentativa e Alternativa. A conferência ISAAC, este ano com o tema “Descobrir Portugal”, é o evento mais prestigiado e gerador de conhecimento na área.

Ao longo dos 4 dias principais de conferência foram apresentadas centenas de posters e comunicações com objetivo comum de falar sobre CAA, mas expondo diferentes perspetivas, abordagens, estratégias e soluções.

Esta diversidade de temas potenciou o espírito crítico e várias reflexões.

No ano em que assinalamos 25 anos da Imagina, fomos o“Communicator Sponsor” da ISAAC 2014 e houve muitas surpresas à mistura. Fizemos uma comunicação intitulada: Aplicação móvel para CAA e Design Centrado no Utilizador (veja a apresentação prezi utilizada), onde falamos sobre o ciclo de desenvolvimento do Vox4all, a nossa app para a CAA. Apresentámos ainda 3 posters.

Veja as fotos abaixo:

Poster Oscar feels

Poster Oscar feels, a app para trabalhar a literacia emocional

Poster Active Brain

Poster sobre o projeto Active Brain, apresentado por Secundino Correia

Poster myHealthPass

Poster myHealthPass, a app que permite comunicar situações de emergência médica

O balanço não podia ser mais positivo, houve muitas perguntas sobre o trabalho que temos desenvolvido, boas críticas e muito incentivo.

Oscar Feels a app para trabalhar a literacia emocional em crianças com autismo e o myHealthPass a app para comunicar situações de emergência médica, foram alvo de enorme destaque.

Da nossa parte foi uma prazer partilhar o trabalho que temos desenvolvido e assistir a comunicações de  pessoas que são um referência para nós, Jane Farrall, John Costello, Janice Light, David McNaughton, Melanie Fried-Oken, Miryam Pelosi são apenas alguns exemplos.

Por fim, é oficial: as apps e dispositivos móveis chegaram à CAA, pois foram referidas na maioria das comunicações e alvo de estudo. Não há dúvida de que – quando utilizadas acompanhadas de uma metodologia – são uma excelente ferramenta de trabalho e inclusão!




Colocado no dia: 1 Agosto 2014 às 14:59

Tags: , , , , , , , , , ,

Artigo escrito por: Mafalda Mendes

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all