Curso Vox4all ajuda professora que sofreu traumatismo crânio-encefálico a superar barreiras

Grelha de comunicação dos ditongos

Grelha/prancha de comunicação sobre os ditongos

O Curso à distância Vox4all: Criar, Comunicar e Aprender com tablets tem tido a participação de vários formandos: professores, terapeutas e pais que têm desenvolvido excelentes atividades direcionadas para os seus utilizadores/usuários.

Já fizemos a publicação de algumas dessas atividades e iremos dar continuidade a essas publicações através deste nosso blog e do Portal das Atividades.

Num dos últimos cursos tivemos o privilégio de ter como formanda uma professora muito especial!

Uma professora que, como muitas, deu o seu melhor aos seus alunos nos anos em que lecionou a disciplina de Educação Visual e Tecnológica… de repente viu-se impossibilitada de continuar esse seu sonho! Teve um acidente e fez um traumatismo crânio-encefálico ficando com a parte motora bastante comprometida…

A Imagina teve o primeiro contacto com esta docente em 2008 quando realizou o primeiro curso presencial de Tecnologias de Apoio para NEE em Coimbra.

Nessa altura a professora encontrava-se numa fase inicial de recuperação e as dificuldades eram muitas, tanto a nível motor como cognitivo.

Como o desafio era grande, fomos mantendo o contacto através do nosso blog BICA e da troca de informações sobre software e formação…

Despertou-lhe a atenção o curso totalmente à distância Vox4all: Criar, Comunicar e Aprender com tablets, pois esta docente, no ano letivo 2013-2014 foi colocada numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Durante o ano letivo, o seu trabalho foi dar apoio a crianças com dificuldades de aprendizagem e com Necessidades Educativas Especiais. Nunca tinha trabalhado antes com estas crianças nem teve qualquer formação na área. Durante a sua participação no curso, realizou atividades pensando nas suas crianças.

Neste espaço vamos passar o seu testemunho, apresentado o relatório final que ela fez em formato de gravação oral.

O seu maior desejo é ajudar pessoas que, tal como ela, sofreram traumatismo crânio-encefálico a superar as barreiras.

Veja o vídeo que ilustra o trabalho desenvolvido durante o curso:

 

Grelha para formar palavras com os ditongos

Grelha/prancha para formar palavras com os ditongos

Ela sente-se uma pessoa privilegiada! Felizmente a voz não foi afetada e pode utilizar este recurso para comunicar…

Infelizmente ela conhece outras pessoas que se viram privadas dessa possibilidade e encontrou no software Vox4all a possibilidade de ajudar as pessoas que não têm a possibilidade de comunicar através da fala.

Também referiu a importância do uso de tablets em contexto educativo. Este será bastante útil mesmo para quem não tenha qualquer tipo de deficiência.

Como sugestão e – atendendo à sua limitação motora – sugeriu que fossem introduzidas melhorias no modo de edição, tornado-o mais acessível.

Aproveitamos esta oportunidade também para ressaltar os comentários da formadora Mafalda Mendes ao seu relatório final:

A formanda apresentou o relatório em diferentes formatos, tornando todo o trabalho bastante interativo. Realizou as diferentes atividades com sucesso, revelando que compreendeu os princípios de funcionamento da aplicação. O ponto alto de todo o trabalho desenvolvido foi o contributo com sugestões para melhorias da edição e configuração da aplicação, uma vez que até agora não tínhamos esse tipo de feedback de alguém com algumas dificuldades ao nível motor.
Resta salientar a enorme dedicação que a formanda demonstrou durante o curso e espírito de resiliência.
Parabéns pelo trabalho e boas experiências Vox4all!”

Como nota de conclusão final, esta professora teve o seu primeiro contacto com tablet através do curso!




Colocado no dia: 8 Setembro 2014 às 16:16

Tags: , , , , , , , ,

Artigo escrito por: Manuela Andrade

Comentários


2 Comentários em “Curso Vox4all ajuda professora que sofreu traumatismo crânio-encefálico a superar barreiras”


  1. Eunice Belém Rodrigues Afonso diz:

    Muito obrigada pela atenção.

  2. Patrícia Correia diz:

    Eunice, essas experiências são muito enriquecedoras e agradecemos muito o seu testemunho e todo o seu empenho. Um abraço :)


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all