Brasil: Partilha de experiências na APAE Salvador

A presidente da APAE Salvador, Juliana Badaró, dá as boas vindas aos participantes e agradece a presença de todos.

Nos dias 22 e 23 de setembro de 2014, a APAE Salvador organizou mais uma edição do Encontro Inter Apaes. Este foi já o 7.º encontro direcionado aos dirigentes e profissionais das APAEs* do Estado da Bahia e faz parte do Programa SIGA (Sistema de Intercâmbio entre Gestores das Apaes).

O evento contou com a participação de pessoas muito importantes na vida das APAEs e também com palestras sobre diversos temas relacionados com as pessoas com deficiência e o trabalho inclusivo que já vem sendo feito em parceria com as escolas municipais.

Patrícia Correia explica em que consiste o Projeto da Imagina na área da tecnologia e inclusão especificamente concebido para as APAEs de todo o Brasil.

Patrícia Correia, diretora executiva da Imagina, apresentou vários projetos que já estão sendo desenvolvidos em parceria com várias instituições no Brasil, nomeadamente:

 

Houve também a participação de importantes instituições de Salvador e da Bahia. Cada uma apresentou o seu trabalho e como já está sendo o seu valioso contributo para a inclusão das crianças e jovens com que lidam diariamente:

  • A AMA Bahia (Associação de Amigos do Autista), pela sua presidente Rita Valéria Brasil, mostrou como funcionam os autistas, a importância da intervenção precoce e como é feita a inclusão e integração nas escolas.
  • O Instituto de Cegos da Bahia, pela terapeuta ocupacional Sheila Araújo, apresentou as atividades específicas para a comunicação e aprendizagem de pessoas com problemas de visão, o trabalho que fazem orientado para as famílias e os diferentes tipos de auxílios disponibilizados e como ultrapassar as várias dificuldades.
  • A APADA da Bahia (Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos), pela psico-pedagoga Patrícia Rocha, falou das implicações da surdez no desenvolvimento da linguagem e de que forma a Língua Brasileira de Sinais deve ser trabalhada como língua materna. Explicou também qual é a proposta de apoio da instituição para as escolas estarem recebendo estes alunos.
  • O NACPC (Núcleo de Atendimento a Criança com Paralisia Cerebral), através da sua coordenadora de educação Valdecy Pereira, mostrou exemplos muito concretos de superação e de que forma é feita a inclusão destes alunos nas escolas.

Itana Lima na sua apresentação sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o trabalho em parceria com as escolas desenvolvido pela APAE Salvador. Na foto, vemos jovens dando o seu testemunho.

A APAE Salvador, na pessoa da sua coordenadora pedagógica Itana Lima, apresentou o seu modo de funcionamento, explicando as diferentes oficinas disponíveis, e teve o testemunho de alguns jovens que exemplificaram quais os benefícios e importância do trabalho da APAE na sua vida.

 

Pode ver fotos do evento nas páginas do facebook da Imagina e da APAE:

 

APAE é a sigla para Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.




Colocado no dia: 23 Setembro 2014 às 5:16

Tags: , , , , , ,

Artigo escrito por: Patrícia Correia

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all