Brasil: Exposição Cidade Acessível no Rio de Janeiro utiliza o software Vox4all

No Brasil, mais propriamente na Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, decorrerá, de 22 de outubro a 21 de dezembro de 2014, a Exposição Cidade Acessível.

Esta exposição convida a sociedade a vivenciar situações quotidianas que nos desafiam a pensar uma cidade para todos e a  colocar-se, na prática, no lugar do outro, desenvolvendo experiências inéditas a partir do caminhar, do cheirar, do tocar, do ver, do ouvir e do sentir.

Imagina tem o maior prazer em se associar a este movimento inclusivo, que surgiu de uma iniciativa empresarial, da universidade e da sociedade civil. 

Pranchas do Vox4all adaptadas à Exposição Cidade Acessível

Pranchas do Vox4all adaptadas à Exposição Cidade Acessível

 

Para esta exposição, foram adaptados os conteúdos de pranchas de comunicação do software inclusivo Vox4all, orientando os visitantes no espaço, nos objetivos e no tempo, permitindo assim que tenham uma participação ativa e verdadeiramente inclusiva.

Os conteúdos adaptados do Vox4all foram desenvolvidos pelo LabAssistiva - Laboratório de Tecnologia Assistiva do Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ, cujo trabalho foi coordenado pela Profa. Dra. Miryam Pelosi, com o apoio da bolsista do CNPq Neylla Carvalho.

Segundo a própria organização, a produtora Folguedo que cria e desenvolve projetos culturais e corporativos, “a exposição, de caráter cultural e multidisciplinar, propõe reflexões nas áreas de transporte, educação, trabalho, urbanismo, lazer e cultura, de modo a habilitar os centros urbanos e seus moradores para rececpionar a todos, sem exclusão.

Essa exposição surge do desejo de aprofundar questões relacionadas aos desafios de se pensar uma cidade para todos. Optamos por oferecer ao espectador o desenvolvimento de uma experiência interativa diante das diferentes situações cotidianas recriadas nos espaços de uma Cidade Acessível. É um convite a cada visitante explorar seu caminho, suas descobertas, sua narrativa da cidade, para posteriormente debater as informações e conclusões históricas sobre o assunto abordado.

Em resumo, “a exposição Cidade Acessível pretende promover um pedacinho do mundo ideal. Dar acesso a todos e assim permitir que possamos usufruir das mesmas coisas, das mesmas oportunidades”.

Para saber mais sobre a Exposição Cidade Acessível:

Para conhecer melhor o trabalho do LabAssistiva da UFRJ:   https://sites.google.com/site/labassistiva/

Para conhecer melhor a empresa Folguedo: http://www.folguedo.com.br/

 




Colocado no dia: 21 Outubro 2014 às 11:13

Tags: , , , , , ,

Artigo escrito por: Maria Armanda Quintela

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all