Brasil: conhecer de perto a realidade das escolas de Feira de Santana

Somos sempre muito bem recebidos e acolhem-nos de braços abertos… todos falam do bacalhau, do azeite e do primo, tio ou avô português. Todos sentem uma relação muito próxima com Portugal e sentimos esse carinho.

Patrícia Correia com as coordenadoras de educação especial da prefeitura de Feira de Santana

Patrícia Correia com as coordenadoras de educação especial da prefeitura de Feira de Santana

Patrícia Correia, diretora executiva da Imagina, viajou até Salvador e depois até Feira de Santana nos últimos dias de julho de 2014. Queríamos conhecer de perto a realidade das escolas públicas e o trabalho que a Secretaria Municipal de Educação está fazendo na área da Educação Especial e Inclusão.

As Coordenadoras de Educação Especial da secretaria ficaram muito curiosas com o software da Imagina para esta área e com as possibilidades do treinamento presencial. Explicaram-nos o funcionamento do projeto das Salas de Recursos Multifuncionais e como está sendo trabalhada a questão da inclusão nas escolas públicas do município. Todas as escolas têm alunos especiais e os professores querem aprender a lidar com estas realidades diferentes adaptando as suas aulas a alunos com diferences competências e capacidades.

A diretora Ana Cláudia e a professora Sandra da Escola Municipal António Alves Lopes

A diretora Ana Cláudia e a professora Sandra da Escola Municipal António Alves Lopes

Fomos convidados a conhecer também os projetos da Escola Municipal António Alves Lopes. Nesta escola, a diretora Ana Cláudia Carneiro mostrou com muito orgulho a nova Sala de Recursos Multifuncional (SRM) com um novo espaço e novos equipamentos e também o projeto das Lousas Interativas. A professora Sandra Gama, responsável da SRM contou-nos como é a sua luta pela inclusão e algumas histórias que nos emocionaram bastante.

Patrícia Correia e a diretora Gabriela Moreira da nova Escola Municipal Antonio Gonçalves da Silva

Patrícia Correia e a diretora Gabriela Moreira da nova Escola Municipal Antonio Gonçalves da Silva

E, no final, fomos conhecer a mais recente escola que foi inaugurada a 31 de julho de 2014 pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho e pela Secretária de Educação Jayanna Ribeiro: a Escola Municipal Antonio Gonçalves da Silva. Esta escola é uma unidade de grande porte que segue o novo padrão das escolas municipais – amplas, modernas, com revestimento cerâmico, telhado de boa qualidade e espaços condizentes para oferecer aos alunos e professores a melhor infra-estrutura.

Para quem quiser ver o álbum de fotos completo, pode acessar a nossa página no facebook.

Deixamos o nosso agradecimento a todos os professores e funcionários que nos acompanharam nesta visita.




Colocado no dia: 7 Agosto 2014 às 17:05

Tags: , , ,

Artigo escrito por: Patrícia Correia

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all