Brasil: Comemoração do aniversário da APADEFI Volta Redonda

Seminário na APADEFI com os palestrantes e os participantes

Seminário na APADEFI com os palestrantes e os participantes

No passado dia 30 de outubro de 2014, a APADEFI Volta Redonda comemorou mais um aniversário com a organização do I Seminário de Saúde, sob o tema “A abordagem multidisciplinar no tratamento da pessoa com deficiência”.

O Seminário contou com a participação de cerca de 140 profissionais das áreas da saúde e educação vindos dos municipios de Volta Redonda, Pinheiral, Piraí, Barra Mansa, Resende e Barra do Piraí, todos do Estado do Rio de Janeiro.

Esta instituição que tem trabalhado com a Imagina apresentou os resultados e experiências de utilização do software com os seus alunos. A fonoaudióloga Elaine Silva fez uma apresentação sobre a comunicação, suas formas e a comunicação alternativa e ampliada. Ela apresentou os recursos de tecnologia assistiva sem ajuda e deu maior enfoque aos recursos com ajuda, uma vez que são os mais utilizados na instituição, nomeadamente o software para computador Boardmaker e a mais nova aquisição para tecnologias móveis (tablets): o Vox4all. Foram apresentados exemplos de usuários que utilizam os diversos programas. “Este momento foi enriquecedor pois gerou questionamentos e satisfação em conhecer um equipamento que realmente consegue expressar desejos e angústias necessitando apenas ser programado da forma correta.

A presidente da APADEFI Rosangela Simeão agradecendo a presença de todos e dando as boas vindas.

A presidente da APADEFI Rosangela Simeão agradecendo a presença de todos e dando as boas vindas.

Apresentamos um pequeno excerto da entrevista que fizemos à equipe da APADEFI sobre este evento:

Como foi a reação dos participantes aos exemplos que você mostrou?
Os participantes mostraram-se contentes por conhecer uma novidade que sai do consultório e vai para a sala de aula, o parquinho, o almoço de domingo.” Ou seja, pode ser utilizado em qualquer contexto e situação, dependendo da necessidade do usuário

Quais foram as opiniões sobre todo o trabalho que a APADEFI já está fazendo com os softwares da Imagina?
Fomos elogiados pela iniciativa de procurar alternativas para favorecer o crescimento dos nossos usuários. Explicámos que, como a maioria das instituições, não temos recursos próprios para gerir todas estas novidades, mas que o esforço e vontade dos profissionais que aqui trabalham impulsionam a instituição a buscar meios de consegui-los.

Tem alguma situação com um aluno ou usuário que tenha marcado mais você? Conte-nos como foi…
Deixámos registrado para a plateia o exemplo de um usuário que consegue usar a língua para se comunicar com o tablet.
Sabemos também que foram feitas experiências com um usuário que utiliza o nariz para acessar o tablet para se comunicar e para aprender. Muitas vezes, é preciso partilhar experiências que permitem saber o que está sendo feito em outras instituições para se poder pensar em alternativas específicas e adaptadas a cada usuário.

A fonoaudióloga Elaine Silva fazendo a sua apresentação sobre a comunicação alternativa e o trabalho na instituição

A fonoaudióloga Elaine Silva fazendo a sua apresentação sobre a comunicação alternativa e o trabalho na instituição

Como você acha que estes softwares ajudam seus alunos e usuários?
Através da confecção de pranchas de comunicação, material escolar e para auxiliar na fonoterapia. Estamos percebendo uma maior autonomia para decidir assuntos simples que anteriormente causavam transtornos sociais.

O você acha que a Imagina podia estar melhorando nos softwares disponibilizados?
Com o uso constante dos programas, pude observar a necessidade das figuras (símbolos ou fotos) ocuparem maiores espaços na célula.” Ou seja, seria interessante poder ter células que pudessem ocupar o espaço total da tela do tablet e cujo conteúdo fosse aumentado ao máximo, permitindo um maior destaque e foco do usuário.

Para a equipe de pesquisa e desenvolvimento da Imagina, todo o feedback e opinião dos usuários finais é super importante, pois ajuda a melhorar continuamente o software disponibilizado que vai tendo novas funcionalidades, melhorias e vai correspondendo cada vez mais às necessidades dos profissionais e usuários.

Qual foi o balanço final do evento? Qual a opinião da direção e da própria APADEFI e também dos participantes?
O evento foi positivo, visto que alcançou o objetivo de divulgar os  trabalhos desenvolvidos na APADEFI, além da própria capacitação dos profissionais.” Segundo a avaliação dos próprios participantes, o seminário foi bastante satisfatório e foram já sugeridos diversos temas para o próximo evento.

 

Conheça melhor a APADEFI de Volta Redonda

A APADEFI – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Físicos de Volta Redonda, fundada em 23 de Outubro de 1982, é uma iniciativa de Emanuel Vieira Dalboni, Antonio Levenhagen Júnior e outros envolvidos na causa. No início, o objetivo era promover a troca de informações entre pais e amigos de deficientes físicos e, através do conhecimento, proporcionar a eles e seus familiares melhoria na qualidade de vida. É uma entidade beneficente sem fins lucrativos. Atualmente presta atendimento a 530 pessoas com deficiência física (PCD), oriundas de: Paralisia Cerebral, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Distrofia Muscular Progressiva, Lesão Raquimedular, entre outras patologias congênitas ou adquiridas, de nossa comunidade e cidades vizinhas, nas áreas de saúde, educação e assistência social, perfazendo um total de 2400 atendimentos ao mês.

Para saber mais informações, consulte a página www.apadefi.org.br.

Saiba o que a APADEFI e a Imagina já organizaram em conjunto:

 

Referências: Esta notícia inclui informações da página da Internet da instituição e foram feitas algumas adaptações às respostas dadas pela equipe da APADEFI feitas pela Imagina. Além disso, foram acrescentados comentários considerados relevantes para o melhor entendimento da informação.




Colocado no dia: 2 Novembro 2014 às 3:24

Tags: , , , , , , , , , ,

Artigo escrito por: Patrícia Correia

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all