25 anos: A descoberta e redescoberta do Brasil pela Imagina

Em 25 anos são muitas as experiências, as pessoas e os lugares que marcaram a Imagina. A experiência internacional – em particular o Brasil – acompanhou desde cedo a vida da empresa.

Logo em 1989, surge a primeira ida da Imagina ao Brasil, pelas mãos do professor José Armando Valente, que, no seguimento do convite que lhe tinha sido endereçado para participar no encontro “Informática e Ensino”, convidou Secundino Correia a participar nas “Jornadas de Trabalho Luso Latino-Americanas de Informática na Educação”, em Petrópolis.

Regressámos, em 1996, com presença em várias cidades brasileiras, dinamizando vários cursos sobre a “Linguagem Logo – Megalogo”. Esta oportunidade permitiu à Imagina criar laços no Rio de Janeiro, em São Paulo e conhecer o Colégio do Bom Jesus, em Curitiba e a Escola do Futuro, em Goiânia.

Foi depois da entrada no novo milénio que a aproximação foi mais acelerada.

Em 2003, Patrícia Correia faz a sua estreia em terras do Brasil, dinamizando um curso sobre o software Escrevendo com Símbolos no Instituto Helena Antipoff (IHA), no Rio de Janeiro.

Nesse mesmo ano tivemos o enorme desafio de fazer a coordenação do projeto “Educação Inclusiva no Brasil”, realizado em parceria com o Banco Mundial e com o Disabled People´s International (Japão).

O ano seguinte foi o reafirmar da importância do Brasil para a Imagina. Em 2004, passam a estar disponíveis no Brasil 3 títulos de software, o Escrevendo com Símbolos, o InterComm e o inVento.

Os laços criados começam a dar frutos, após a formação, as professoras Hilda Teixeira Gomes e Janaina Larrate de Campos escrevem um artigo com o tema “A alfabetização de utilizadores de Comunicação Aumentativa e/ou Alternativa através do Computador” em que foi dado um testemunho da experiência que tiveram com o software Escrevendo com Símbolos.

O marco seguinte relacionado com o Brasil, sucede em 2005 na coordenação do projeto “Desenvolvimento Inclusivo e Deficiência no Brasil” com o Banco Mundial que resultou na criação da Plataforma de Desenvolvimento Inclusivo.

Os contactos foram-se mantendo e, em 2011, estivemos presentes na Reatech 2011, uma feira de referência na área da Tecnologia Assistiva. Tivemos presença com um stand e dinamizámos algumas palestras sobre o tema “Comunicação Alternativa e Inclusão”.

Em novembro de 2011, participámos com uma comunicação oral e um póster no Congresso Nacional das APAEs, em Belém, e tivemos oportunidade de organizar uma palestra em parceria com a UEPA – Universidade Estadual do Pará. Estávamos relançados no Brasil, não só para consolidar laços interpessoais e institucionais, mas também para criar uma presença comercial relevante e facilitadora no acesso aos nossos produtos.

2012 e 2013 são anos recentes mas que podemos perspetivar como importantes na história da Imagina.

Em 2012, conseguimos criar laços com as APAE’s – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e dinamizar cursos e palestras nestas instituições. Ficámos a conhecer pessoas fantásticas que fazem um trabalho heróico com as crianças e jovens excepcionais.

2013 é o ano que marca o início da parceria e distribuição exclusiva dos produtos da Imagina pela empresa brasileira Metasys Tecnologia. Esta maior proximidade vai proporcionar o fácil acesso ao software educativo e inclusivo, para todos os profissionais, terapeutas, professores e alunos do Brasil.

O ano de 2014 começou com a perspetiva de realizar várias palestras e cursos e a expetativa de resultados surpreendentes em relação à eficácia na terapia das crianças das APAE. Temos recebido e partilhado imensos vídeos de crianças que conseguem surpreender todos à sua volta com a facilidade com que comunicam e aprendem usando um tablet e o software Vox4all da Imagina.




Colocado no dia: 26 Maio 2014 às 18:10

Tags:

Artigo escrito por: Diogo Ferreira

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all