Universidade de Aveiro publica artigo sobre o Robô Roamer

Utilização do Roamer na sala de aula

Nesta edição da BICA disponibilizamos o artigo científico publicado na revista Indagatio Didactica e cujo título éA Casa da Mosca Fosca: integração de robótica educativa no jardim de infância”.

Este artigo procura descrever a integração da robótica educativa, mais concretamente o robô Roamer, em duas salas de Jardim de Infância.

O Estudo/Investigação durou dois anos letivos (2009/2010 e 2010/2011) e envolveu crianças de 3, 4 e 5 anos.

Segundo os próprios autores “O robô Roamer permite que crianças pequenas possam ver concretizadas em ações reais conceitos abstratos, tais como “número“, “direção” e “sequência”, dentro da área da Matemática. Para além disso permite que as crianças realizem atividades múltiplas, sendo responsáveis pelas suas ações e tendo a oportunidade de observar, manipular, verificar, partilhar, ajudar, raciocinar, criar, imaginar e desenvolver o espírito crítico e a linguagem oral.”Robot Roamer 2

Para ler o artigo em texto integral clique AQUI!

 

 

 

Se pretender citar este artigo:

Santos C, Morgado L, Cruz M (2012). A Casa da Mosca Fosca: integração de robótica educativa no jardim-de-infância. Indagatio Didactica, 4(1). Acesso em  14- Jan -2013, disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/1357

 




Colocado no dia: 15 Abril 2013 às 17:30

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Artigo escrito por: Maria Armanda Quintela

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all