Combining Research, Theory and End User Experiments for Suitable AAC Apps

Tal como havíamos anunciado aqui, a Imagina participou na 12th European AAATE Conference, nos dias 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2013.

Mafalda Mendes fez uma comunicação com o título Combining Research, Theory and End User Experiments for Suitable AAC Apps. Falou sobre o impacto que a massificação dos dispositivos móveis está a provocar na área da Comunicação Aumentativa e Alternativa, bem como das preocupações e trabalho de investigação que está por detrás da aplicação Vox4all.

Imagem: Mafalda a apresentar a comunicação

Mafalda Mendes - Combining Research, Theory and End User Experiments for Suitable AAC Apps

Um dos momentos altos da conferência foi marcado pela extraordinária comunicação conjunta dos dois veteranos Al Cook e Alan Newell, com o título Design for us, not for you!.

Al Cook a apresentar a comunicação

Al cook e Alan Newell - Design for us, not for you!

Também Sarah Blackstone cativou  a plateia com a comunicação Communication Access for all: AAC/AT Practices, Policies, and Technologies. Motivou o público a pensar de forma diferente na Comunicação Aumentativa e Alternativa, sugerindo mesmo uma reversão na sigla AAC – Augmentative and Alternative Communication, para CAA – Communication Access for All.

Imagem: Sarah Blackstone a apresentar a comunicação

Sarah Blackstone - Communication Access for all: AAC/AT Practices, Policies, and Technologies

Immaculada Placencia fez uma das comunicações mais aguardadas: European Initiatives Towards Accessibility, onde  falou sobre as políticas e iniciativas europeias que estão neste momento a ser trabalhadas, nomeadamente na Estratégia Europeia para a Deficiência 2010-2020, a implementação da Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência a nível da UE e a elaboração da lei europeia da acessibilidade.

Imagem: Inmaculada Placencia a apresentar a comunicação

Immaculada Placencia - European Initiatives Towards Accessibility

A conferência reuniu profissionais ligados às mais diversas problemáticas dentro da área da reabilitação. Dá uma enorme satisfação ver que em todo o mundo há pessoas a dedicar o seu tempo e conhecimento a trabalhar em soluções e a criar oportunidades de igualdade para as pessoas com deficiência e idosos.

A participação nesta conferência enquadrou-se nas atividades de divulgação científica do projeto TOP QX, co-financiado pelo QREN,
no âmbito do Mais Centro Programa Operacional Regional do Centro e da União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – projetonº CENTRO-07-0202-FEDER-022839.

Projeto TOP QX - logos obrigatóruos




Colocado no dia: 15 Outubro 2013 às 12:03

Artigo escrito por: Mafalda Mendes

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all