Imagina e Metasys dinamizaram oficinas no IV Seminário de Educação e Tecnologia em Piraí

A plateia de participantes no Auditório da Escola Municipal Lúcio de Mendonça em Piraí

A plateia de participantes no Auditório da Escola Municipal Lúcio de Mendonça em Piraí

No passado mês de setembro de 2013, nos dias 12 e 13, decorreu em Piraí, no Estado do Rio de Janeiro, o 4º Seminário Educação e Tecnologia organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Piraí. A Imagina e a Metasys dinamizaram oficinas bastante práticas sobre as soluções e softwares para a educação.

Veja algumas fotos do evento na nossa página do Facebook.

No decorrer deste evento, foram várias as participações de pessoas cujo trabalho e empenho fizeram a diferença na educação para este município e para todo o Brasil. Destacamos as seguintes:

A Secretária Municipal de Educação Sandra Gomes Simões e o Secretário Municipal da Ciência e Tecnologia Osni Silva dinamizaram a primeira comunicação do evento falando sobre os “Caminhos da Educação, Ciência e Tecnologia no Município de Piraí“. Eles mostraram de que forma estas duas secretarias têm trabalho em conjunto e quais os principais resultados desse esforço em todos os avanços tecnológicos e educacionais alcançados.

 

Entrega de Prêmios Inova Educação aos professores, alunos e turmas que apresentaram os projetos mais desafiadores.

Entrega de Prêmios Inova Educação aos professores, alunos e turmas que apresentaram os projetos mais desafiadores.

Na mesa redonda sobre os “Desafios e Oportunidades na Sociedade do Conhecimento“, a Prof.ª Maria Helena Jardim (moderadora da mesa), Gustavo Tutuca (Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), Prof. Franklin Coelho (Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro) e Prof.ª Beth Almeida (da PUC de São Paulo) tiveram oportunidade de apresentar e discutir as suas experiências no uso pedagógico das TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação) e na forma como a Sociedade de Informação deu lugar à Sociedade do Conhecimento.

A mesa redonda sobre o tema “Os caminhos trilhados pela Educação e Tecnologia: uma reflexão e os possíveis próximos passos” foi novamente moderada pela Prof.ª Maria Helena Jardim e os conferencistas convidados foram os professores José Armando Valente e Carlos Bielschowsky. Eles falaram do novo conceito que veio substituir as TIC: agora fala-se em TDIC que significa Tecnologias Digitais, Informação e Comunicação. Este conceito ultrapassa as tecnologias e vai mais além, utilizando a Internet, as redes, a imagem, a animação e a autoria. Segundo estes dois professores, a sala de aula precisa de ser reinventada ou invertida, como referem… A sala de aula passou a ser um local para resolver problemas e deixou de ser um local para receber ou buscar informação. O papel do professor é cada vez mais crucial e importante, já que deve ser mais reflexivo e ser capaz de desafiar o aluno. O papel do professor já não se resume a determinar se o aluno fez certo ou errado. Revelaram ainda que a formação de professores é um elemento fundamental para o sucesso destas novas estratégias e demandas da educação.

 

Patrícia Correia apresentando a Imagina e o trabalho que esta empresa portuguesa vem desenvolvendo no Brasil.

Patrícia Correia apresentando a Imagina e o trabalho que esta empresa portuguesa vem desenvolvendo no Brasil.

As tardes dos dois dias do evento foram recheadas de oficinas para os professores do município. Ao todo foram 17 as oficinas existentes. Destacamos as que foram dinamizadas pela Imagina e Metasys:

  • A Imagina teve sala cheia, já que muitos professores ficaram curiosos com a temática “Comunicação, Inclusão e Acessibilidade“. Patrícia Correia, diretora executiva da Imagina, teve oportunidade de apresentar casos de sucesso e atividades realizadas com software inclusivo para desenvolver diversas competências de alunos do ensino fundamental e do ensino especial.
  • A Metasys Tecnologia dinamizou a oficina sobre o software que ela mesma desenvolveu para gerenciamento e acompanhamento do trabalho em sala de aula: Gerenciando a sala de aula com V-Class 2.2.

 

Veja algumas fotos do evento na nossa página do Facebook.




Colocado no dia: 5 Outubro 2013 às 4:02

Tags: , , , , , , , , ,

Artigo escrito por: Patrícia Correia

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all