Dissertação de mestrado “Ler e Escrever + com o software educativo Comunicar com Símbolos”

Ambiente de comunicação para a realização da atividade de leitura

Em junho de 2012, demos-lhe conta da investigação que a mestranda Sandra Gonçalves se encontrava a desenvolver. Tratava-se de um Estudo sobre o potencial pedagógico do software “Comunicar com Símbolos” que pode encontrar aqui.

É com muita satisfação da nossa parte que vimos agora noticiar que a investigação terminou e que esta deu lugar a uma dissertação de mestrado já defendida, cujo título é: “Ler e Escrever + com o software educativo Comunicar com Símbolos”.

Poderão aceder à dissertação clicando no título acima – ou aqui - uma vez que a mesma se encontra disponível, para consulta e leitura em texto integral, no repositório de produção científica IC-Online.

Deixamos aqui um pouco do resumo da dissertação para aguçar o apetite de quem luta por uma Escola mais Inclusiva e mais Humana:

Texto produzido pelos alunos "Uma gaivota"

“O presente trabalho surge no âmbito do mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Utilização Pedagógica das TIC e situa-se no campo das tecnologias de apoio para os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) incluídos no ensino regular. Com o propósito de avaliar o software educativo Comunicar com Símbolos e a sua integração no Currículo Específico Individual dos alunos com NEE, desenvolvemos dois estudos: o primeiro procurou avaliar a usabilidade da tecnologia de apoio escolhida como suporte ao trabalho desenvolvido pelos alunos com NEE, em sala de aula; o segundo visou aferir a integração curricular do software educativo Comunicar com Símbolos, enquanto suporte à aprendizagem da leitura e da escrita, com o apoio dos pares.

Recorrendo à observação participante, a registos escritos e videográficos, foi possível recolher e analisar dados que nos permitem inferir que o software em avaliação se constitui como uma ferramenta de aprendizagem que apresenta caraterísticas de usabilidade capazes de apoiar alunos com NEE na aprendizagem de leitura/escrita fomentando a sua acessibilidade à informação escrita (estudo 1).

Texto produzido pelos alunos

Os resultados do estudo 2 demonstraram ser possível integrar este software no Currículo Específico Individual dos alunos com NEE através do ensino de tutores entre pares. Com o apoio dos pares, os alunos com NEE concentraram os seus esforços na reflexão sobre os seus produtos escritos, apoiando-se igualmente nos reforços visuais e auditivos fornecidos pelo software.

Através deste método de ensino os alunos com NEE realizaram aprendizagens na área da leitura/escrita e os tutores desenvolveram a sua capacidade de reflexão e de expressão, observando-se o que se designa de efeito-tutor. Face aos resultados, consideramos ser possível integrar o software educativo Comunicar com Símbolos no Currículo Específico Individual dos alunos com NEE, incluídos no ensino regular de forma a promover a aprendizagem da leitura/escrita.”

Brevemente lhe traremos mais notícias sobre esta dissertação através de uma entrevista à própria autora Sandra Gonçalves!

 

Click on this image. This article is available in English.




Colocado no dia: 31 Janeiro 2013 às 11:58

Tags: , , , , , , , , , , ,

Artigo escrito por: Maria Armanda Quintela

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all