Balanço das apresentações do livro “O Piolho Zarolho e o Arco-íris da Amizade”

Rui Sousa - APPACDM

Rui Sousa - APPACDM de Montemor-o-Velho

O livro “O Piolho Zarolho e o Arco-íris da Amizade” da escritora Lurdes Breda, editado pela Editora Temas Originais em Fevereiro de 2010, resultou de um projeto desenvolvido em parceria com a Unidade Funcional de Montemor-o-Velho da APPACDM de Coimbra.

Durante o 1º Período percorreu, em apresentações públicas, várias localidades do nosso país, Coimbra, Montemor-o-Velho, Leiria, Cortes, Porto, Lisboa, Oliveira de Azeméis, Tondela, para além das muitas sessões que a autora tem realizado nas escolas com professores e alunos.

As sessões de apresentação revestiram-se de 3 momentos distintos: uma coreografia com utentes com Incapacidade Intelectual Moderada, Apresentação do projeto e da obra pelas respetivas autoras (Lina Carregã e Lurdes Breda) e apresentação do Comunicar com símbolos por Manuela Andrade da Cnotinfor, terminando com apresentação da canção do piolho coreografada por outro utente. Enquanto decorriam as apresentações, uma utente reproduzia uma das ilustrações do livro, numa cópia fiel da ilustradora.

É de realçar o empenho e entusiasmo com que os utentes da APPACDM de Coimbra, unidade funcional de Montemor-o-Velho participaram nestas apresentações.

Romeu - APPACDM Montemor-o-Velho

Romeu - APPACDM Montemor-o-Velho

“O Piolho Zarolho e o Arco-íris da Amizade” é um livro infantil bilingue que utiliza o Português convencional e o sistema de Comunicação Alternativa e Aumentativa,  Símbolos para a Literacia da Widgit (SLW), na versão do software “Comunicar com Símbolos”, da CNOTINFOR. A utilização dos Símbolos para a Literacia da Widgit tem a vantagem de ter uma tradução automática em 18 países diferentes que empregam a mesma simbologia.

Escrever este livro não foi fácil, porém, editá-lo foi um processo bem mais complexo, pois a maioria das editoras, e inclusivamente dos cidadãos, desconhece as vantagens que um livro como este pode oferecer, preferencialmente, a um público com necessidades especiais.

Público - Tondela

Público - Tondela

Trata-se de um livro que permite outras formas de comunicar, sobretudo, para quem tem dificuldades de comunicação verbal ou escrita. Conta-nos a história do Zarolho, um piolho que afinal ficou sem cisco no olho. O livro foi reescrito utilizado uma das ferramentas pedagógicas da Comunicação Alternativa e Aumentativa, o Software Educativo “Comunicar com Símbolos”.

Para mim, enquanto técnica da Unidade Funcional de Montemor-o-Velho, da APPACDM de Coimbra, é um orgulho poder partilhar este livro, não só pelo saber adquirido, fruto de alguns meses de trabalho, como também, pela partilha de experiências que muito enriqueceram a minha prática pedagógica.

Este livro significa, igualmente, para os utentes com Incapacidade Intelectual Moderada, que nele intervieram, o reconhecimento das suas capacidades. De um ponto de vista mais tecnicista, a participação neste livro proporcionou-lhes um conhecimento mais profundo do software utilizado, o que lhes permitiu uma evolução significativa em termos cognitivos e comunicativos. Essa evolução teve implicações positivas ao nível do desenvolvimento da sua linguagem expressiva e da aquisição vocabular.

E porque a qualidade de vida do cidadão com Incapacidade Intelectual também se faz através da divulgação de projectos pedagógicos como este ─ de promoção e difusão de um produto, neste caso um livro ─ é necessário mostrar que estes indivíduos têm capacidades que necessitam de ser mostradas e valorizadas. A criação deste livro visa, fundamentalmente, proporcionar às pessoas com dificuldades comunicacionais, sistemas alternativos de comunicação e educar e promover a inclusão social, levando à diminuição de preconceitos relativamente ao cidadão com incapacidade intelectual e/ou física.

Dada a escassez de histórias infantis que utilizem a escrita com símbolos no nosso país é perfeitamente justificável que se equacione a ideia de podermos contribuir para a criação de um livro, simultaneamente, lúdico e pedagógico, para os docentes de Educação Especial, que utilizem este software educativo.

A ideia nasceu, depois de eu ter frequentado a disciplina de “Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação”, integrada no Curso de Especialização em Educação Especial, da Escola Superior de Educação de Coimbra. Partilhei este desejo com a escritora Lurdes Breda, explicando-lhe que seria uma mais-valia quer para os intervenientes diretos no projeto ─ utentes com incapacidade intelectual moderada ─ quer para o seu público-alvo: crianças com Necessidades Educativas Especiais, preferencialmente.

A intenção materializou-se na criação de uma história, composta por 20 quadras, que rapidamente foi reescrita, com o software Escrita com Símbolos, por cinco utentes da Unidade Funcional de Montemor-o-Velho.

O conhecimento prévio que os utentes tinham do programa Escrita com Símbolos, das sessões de informática, facilitou, substancialmente, o seu desempenho na atividade. O resultado do trabalho efetuado resultou na 1.ª versão da história, revista, posteriormente, pela autora e pela CNOTINFOR, que a redigiu na sua versão definitiva, no software “Comunicar com Símbolos”, utilizando os Símbolos para a Literacia da Widgit.

O apoio dado por esta empresa, que comercializa e dá formação sobre este software em Portugal, foi crucial para o rigor científico do trabalho.

Juntos, iremos continuar a lutar por uma sociedade que não estigmatize o cidadão portador de incapacidade e o exclua do convívio social e do lugar a que tem direito!

Colaboração de: Profª. Lina Carregã – Unidade Funcional de Montemor-o-Velho, da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra.




Colocado no dia: 17 Fevereiro 2011 às 13:32

Tags: , , , ,

Artigo escrito por: Manuela Andrade

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all