A Tecnologia ao serviço da Educação Especial

Secundino Correia, Diretor de Inovação da Cnotinfor

Apresentamos a entrevista dada por Secundino Correia ao Diário As Beiras, na passada sexta-feira, dia 1 de Julho de 2011, focada na área da Inclusão: Software destinado à  Educação Especial, uma das áreas de intervenção da Cnotinfor através do desenvolvimento de software educativo.

Comunicar com Símbolos

Comunicar com símbolos”, “Aventuras no mundo das palavras, dos sons e das imagens” e “Já Está” são três dos principais produtos comercializados pela Cnotinfor na área da inclusão. Existem em português e em inglês.

O “Aventuras”, atualmente na versão dois, mantém-se líder no mercado. “É um software para a aprendizagem da leitura e da escrita por qualquer pessoa, criança ou adulto, com ou sem necessidades educativas especiais, ou mesmo adultos em fase de alfabetização ou reaprendizagem”, explica Secundino Correia, diretor de inovação da empresa. No fundo, trata-se de um caderno digital onde se pode interagir com frases, palavras, sílabas e sons.

Para Secundino Correia, o fator que tem contribuído para o seu sucesso prende-se “com a característica única de se adaptar às capacidades de cada utilizador e de possuir um mecanismo de produção automática de 15 tipos diferentes de jogos de leitura e escrita, a partir dos conteúdos introduzidos pela própria criança ou adulto no caderno digital.”

 

 

 

 

Aventuras 2

Todos estes produtos podem ser descarregados do sítio imagina.pt e têm como principais compradores escolas e instituições, mas também as famílias. “Infelizmente, em Portugal, só tem havido verbas com algum significado para hardware”, lamenta o diretor de inovação.

Preocupação reconhecida em 2003

O desenho de produtos direcionados para a educação especial tem sido desde sempre uma preocupação da Cnotinfor que viu tal cuidado reconhecido, em 2003, quando, a convite do Banco Mundial, “assumiu a coordenação da oficina Educação Inclusiva no Brasil”, lembra Secundino Correia. O estudo (que continua disponível em www.cnotinfor.pt/inclusiva/) teve como objetivo levantar e analisar experiências bem-sucedidas e/ou inovadoras na área da educação inclusiva, identificando problemas e propondo soluções interdisciplinares para o melhoramento de tais práticas. Mais tarde voltou a liderar um projeto que resultou na plataforma de desenvolvimento inclusivo (pdi.cnotinfor.pt/).

Já Está 2

Da experiência que daí decorreu, e pela relevância desta área, os profissionais da Cnotinfor – empresa que nasceu em Coimbra em 1989 – têm vindo a desenvolver software educativo inclusivo para todas as idades. “É um desafio que exige trabalho e dedicação”, atesta.

Trata-se, no fundo, de software que pode ser utilizado por todos, com múltiplos canais de comunicação (texto, som e voz, símbolos) e diferentes formas de acesso alternativos ao rato e teclado convencionais (por exemplo, através do varrimento e comutadores, ratos adaptados e teclados virtuais).

Exportação tem vindo a crescer

Sedeada atualmente na estrada de Assafarge, Castelo Viegas, a sul de Coimbra, a Cnotinfor continua a ver a sua anunciada transferência para o iParque adiada, tal como já havia revelado ao DIÁRIO AS BEIRAS em fevereiro devido à “fase de emagrecimento da empresa, com as vendas no mercado interno contraídas em 60 por cento no ano passado”.

Em contrapartida, e como resultado do esforço de internacionalização, as exportações representam 40 por cento do volume de vendas. “Apostamos decididamente na internacionalização, nomeadamente nos países lusófonos, como Brasil e Angola. Ao mesmo tempo estamos a fazer os primeiros ensaios no mercado global de língua inglesa através das lojas da App Store.

Diário As Beiras

 

 

Entrevista ao Diário As Beiras, no dia 01/07/2011

Siga-nos também no Facebook!




Colocado no dia: 7 Julho 2011 às 18:22

Tags: , , , , , , , , ,

Artigo escrito por: Filipa Almeida

Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS







  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Edições


    Áreas

    acessibilidade ajudas técnicas aprendizagem aventuras 2 BICA curta CAA centro de formação comunicar com símbolos comunicação aumentativa e alternativa concursos editorial educação especial educação inclusiva eventos formação à distância inclusão invento 2 investigação & desenvolvimento lançamento de produtos leitura leitura e escrita literacia myHealthPass necessidades especiais oscar feels portal de atividades Imagina produtos de apoio projetos pt-BR pt-PT questões e aprendizagem recursos educativos responsabilidade social sistema de símbolos symbolinc software educativo software imagina software inclusivo symbol lab símbolos para a alfabetização da widgit tecnologia assistiva tecnologias de apoio testemunhos e experiências TIC em contexto curricular TOP QX vox4all